Sustentabilidade e consumo em pauta no Fórum Internacional Euroconsumers

Sustentabilidade e consumo em pauta no Fórum Internacional Euroconsumers

Para Fábio Zacharias, CEO da PROTESTE, na economia do futuro a sustentabilidade e o consumo devem caminhar lado a lado.

No cenário pós-pandemia, vários hábitos dos consumidores mudaram. O consumo consciente e as boas práticas ambientais passaram a ser cada vez mais importantes, assim como a digitalização passou a ter papel de destaque na vida das pessoas, seja em função do trabalho remoto, seja para entretenimento e diversão. 

Essa mudança de comportamento vem sendo acompanhada de perto pelas organizações que representam os consumidores em todo o mundo. Para discutir essa transformação e a importância cada vez maior da sustentabilidade, a PROTESTE e o grupo Euroconsumers realizam um fórum internacional, on-line, com a participação de representantes de cinco países (Brasil, Portugal, Itália, Bélgica e Espanha), autoridades e empresas, como Google, Amazon e Mercado Livre. 

“No começo de 2020, o grupo Euroconsumers, do qual a Proteste faz parte, lançou a campanha Approved by Tomorrow, que em tradução livre seria Aprovado pelo Amanhã. Essa campanha será um “guarda-chuva” de iniciativas nos países que fazem parte do grupo Euroconsumers”, afirma Fábio Zacharias, CEO da PROTESTE. 


Segundo ele, o evento também engloba diferentes implementações no mercado. “Sustentabilidade pode significar coisas diferentes para setores diferentes. A posição do grupo Euroconsumers, com esta campanha, é colocar a sustentabilidade no centro do consumo. Na economia do futuro, não poderá haver contradição entre o conceito de ser consumidor e ser sustentável. Para isso, precisamos criar um bom mercado sustentável juntamente com as empresas”, explica.

Fábio acredita que um dos maiores desafios para tornar possível uma estratégia sustentável é  considerar não apenas os aspectos ecológicos do produto e seu processo de fabricação, mas como esse produto chegará ao consumidor. “Os preços são acessíveis? O produto entrega realmente um diferencial de qualidade? Os canais de vendas são limitados? Toda a cadeia produtiva está engajada e sendo remunerada adequadamente? São questões importantes a serem observadas pelos líderes para garantir a perenidade de uma estratégia sustentável”, ressalta.

Transmissão on-line e simultânea

As inscrições estão disponíveis na página oficial do Fórum. As apresentações serão simultâneas e todo o conteúdo será transmitido em uma exclusiva plataforma de streaming. A abertura do evento conta com os representantes das entidades de cada país – no caso do Brasil, Fábio Zacharias iniciará os debates. Todos os painéis iniciam com um pronunciamento de Ivo Mechels, CEO da Euroconsumers e Didier Reynders, do parlamento europeu.

Outro destaque do evento é o painel em que Juliana Oliveira Domingues, secretária nacional do consumidor do Ministério da Justiça, conversa com Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais da PROTESTE,  sobre a harmonização das leis consumeristas brasileiras com as regras vigentes nos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

lei de protecao de dados
Além disso, Ana Paula Repezza, vice-secretária da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, debate com Ricardo Mendes, sócio da consultoria Prospectiva, os desafios do comércio internacional. Lian também participará de um debate sobre como as micro e pequenas empresas nacionais podem se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Em um painel transmitido de forma simultânea por todos os canais, Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Colúmbia e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), conversa com Stefano Quintarelli, do Comitê Gestor da Agenzia per l’Italia Digitale (Agência pela Itália Digital) sobre os desafios contemporâneos para a cultura digital, democracia e desenvolvimento sustentável.

Outros nomes de destaque durante o evento são Kara Hurst, VP para Sustentabilidade na Amazon; Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais do Google Brasil; Ricardo Lagreca, diretor-Jurídico do Mercado Livre, João Manoel Pinho de Mello, do Banco Central, e o jornalista americano Matthew Shirts, que vive no Brasil.

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