PROTESTE lidera debate internacional sobre consumo sustentável

PROTESTE lidera debate internacional sobre consumo sustentável

O Fórum Internacional Euroconsumers 2020 vai reunir especialistas de cinco países para debater o consumo sustentável.

A PROTESTE e o grupo Euroconsumers promoverão no próximo dia 19 de novembro um fórum internacional, com debates sobre sustentabilidade e consumo, que ocorrerão simultaneamente em cinco cidades: Roma (Itália), Bruxelas (Bélgica), Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal) e São Paulo (Brasil, representado pela PROTESTE). Para acompanhar a transmissão, que vai acontecer das 9h às 13h (horário de Brasília), é preciso se inscrever na página do evento.

Durante o fórum, representantes das entidades que fazem parte do grupo Euroconsumers, autoridades e empresas como o Google, Amazon e Mercado Livre discutirão as mudanças necessárias no consumo pós-pandemia.

A crise econômica decorrente do novo coronavírus levou à maior redução da renda per capita global desde 1870, de acordo com o estudo Global Economic Prospects, do Banco Mundial. Por causa disso, é necessário produzir, gerar riquezas, trabalhar e consumir, mas de maneira mais sustentável. O desafio é encontrar caminhos para o paradoxo produção industrial versus qualidade do ar, consumo versus diminuição de resíduos, agricultura, pecuária, turismo e lazer versus preservação do meio ambiente.

“A rápida transição rumo à sustentabilidade é vital. Mudanças climáticas, perda da biodiversidade e a poluição do ar têm levado mais e mais consumidores a agir e a propor uma transformação em seus hábitos. Esses consumidores estão demandando respostas contundentes do mercado, dos governos e também das organizações consumeristas”, afirma Marco Pierani, diretor de relações institucionais e mídia do grupo Euroconsumers, que congrega mais de 1,5 milhão de associados em cinco países, sendo a PROTESTE o seu braço brasileiro.

Segundo Fábio Zacharias, CEO da PROTESTE, indústrias, empresas e governos não podem desconsiderar o tema da sustentabilidade em suas estratégias. “Os grandes líderes já perceberam, há tempos, que a sustentabilidade é algo inexorável em suas agendas. Cada vez mais, os consumidores e a sociedade em geral demandarão produtos mais sustentáveis”, diz.

Fórum Internacional

Diante da urgência de buscar soluções sustentáveis de consumo, o grupo Euroconsumers lançou a campanha Approved by Tomorrow, em março deste ano, que culmina com o Fórum Internacional, realizado virtualmente no dia 19 de novembro. Os debates abordarão temas como ferramentas digitais em prol da sustentabilidade e o papel do livre comércio na promoção de mercados mais competitivos.

O e-commerce terá também destaque nas discussões, assim como padrões regulatórios e a necessidade de novos contratos. Todo esse conteúdo será transmitido em uma exclusiva plataforma de streaming, desenvolvida especialmente para o evento, na qual os participantes poderão assistir às cinco atividades simultaneamente, controlando o som de cada debate.

“Com isso, creio que derrubamos dois mitos: o de que eventos on-line tendem a ser tediosos e o de que são mais baratos do que os eventos presenciais. Somente com o apoio de grandes empresas, como Google, Amazon e Mercado Livre, está sendo possível a realização de um evento tão ambicioso e que será gratuito para participantes do mundo todo”, diz Henrique Lian, diretor de relações institucionais e mídia da PROTESTE, além de curador do Fórum.

Confira alguns destaques da programação

  • Desafios contemporâneos para a cultura digital, democracia e desenvolvimento sustentável, por Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Colúmbia e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Didier Reynders, comissário da União Europeia para Justiça e relações de consumo.
  • Juliana Oliveira Domingues, secretária nacional do consumidor do Ministério da Justiça, que discutirá a harmonização das leis consumeristas brasileiras com as regras vigentes nos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
  • Ana Paula Repezza, vice-secretária da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, que abordará os desafios do comércio internacional.
  • Kara Hurst, vice-presidente de sustentabilidade da Amazon nos Estados Unidos.
  • Google Brasil e PROTESTE, que discutirão como ajudar as micro e pequenas empresas nacionais a se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
  • Mercado Livre e PROTESTE, que debaterão o comércio eletrônico e meios de pagamento.
  • Google Europa e Euroconsumers apresentarão a pesquisa Bem-estar Digital, Privacidade e Segurança, debatendo o tema com membros do parlamento europeu.
Não consegue resolver seu problema de consumo? A PROTESTE pode te ajudar! RECLAME AGORA arrow_right_alt