Eleições 2020: veja o que é fato ou é boato

Eleições 2020: veja o que é fato ou é boato

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições municipais de 2020, os boatos e mentiras sobre eleições se espalham pela internet.

Com a data das eleições se aproximando, cada vez mais surgem mentiras e boatos na internet, seja para confundir o eleitor, seja para denegrir a imagem de opositores. Infelizmente, muita gente ainda compartilha a desinformação com seus contatos, ajudando a espalhar conteúdos fake. Mas, como saber o que é fato ou é boato?

Existem vários meios de verificar a veracidade de uma informação: pesquisar o tema na internet, verificar a data da postagem, observar se uma fala ou imagem foi publicada fora de contexto e desconfiar de notícias alarmantes. 

O próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou uma campanha para combater as fake news, veiculada no rádio, na televisão, na internet e em todas as redes sociais do órgão. Além disso, em outubro o TSE também anunciou a formação de uma parceria com sete agências de checagem de notícias falsas: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. 

O resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato, que, até o segundo turno (29 de novembro), poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria com as principais operadoras de telefonia.

Fato ou fake? 

Confira algumas das principais fake news em circulação, que o TSE já esclareceu.

Horário do voto para pessoas com mais de 60 anos

Um texto que está circulando nas redes sociais menciona que, em função da pandemia, eleitores com mais de 60 anos, que estão no grupo de risco, terão exclusividade no início da manhã para votar. 

Essa informação é falsa. O horário das 7h às 10h não é exclusivo, apenas preferencial para pessoas com mais de 60 anos. Isso está descrito na página 10 do Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais de 2020, apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Voto impresso

A notícia de que as Forças Armadas teriam oferecido urnas específicas com voto impresso ao TSE, que recusou a oferta, também é falsa. O TSE informou já ter desmentido notícia semelhante em 2018.

Obrigatoriedade de levar a própria caneta

De acordo com o Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais de 2020 (página 18), é recomendável, mas não obrigatório, que o eleitor leve sua caneta para assinar. Caso não a leve, o mesário deverá borrifar álcool na caneta de uso comum, antes e depois da pessoa assinar.

Voto pelo celular

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que o TSE vai trocar as urnas eletrônicas e implementar o voto pelo celular nestas eleições. O órgão esclareceu que não adotou nenhuma mudança no sistema.

Mesários não perderão auxílio

Mais uma corrente virtual falsa, que diz que beneficiários do Bolsa Família e de auxílios fornecidos pelo governo, como o auxílio-emergencial, não podem trabalhar como mesários, sob o risco de perderem o benefício.

De acordo com TSE, apenas candidatos e seus parentes até o segundo grau, dirigentes partidários, autoridades e agentes policiais, funcionários do serviço eleitoral e pessoas menores de 18 anos não podem ser mesários. Não há nenhuma previsão legal de perda de qualquer auxílio.

Urna eletrônica pode ser auditada

De acordo com o TSE, nos 22 anos de uso da urna eletrônica, iniciados em 1996, nunca houve a identificação de fraudes no sistema.urnaO projeto da urna foi desenvolvido pelo órgão e a empresa que ganha a licitação para fabricar o equipamento é supervisionada por uma equipe do tribunal, que acompanha o processo produtivo dentro das instalações da fábrica. Depois de pronta, a urna só pode ser ligada após o TSE inserir um código de segurança no sistema do equipamento.

A desinformação pode levar a decisões erradas de consumo. Se precisar, reclame com a ajuda da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt