Vale carne? “Programa Carne no Prato” é o novo benefício do governo; quem tem direito?

Vale carne? “Programa Carne no Prato” é o novo benefício do governo; quem tem direito?

Discussão sobre a viabilidade e impacto do ‘Programa Carne no Prato’ divide opiniões entre especialistas e autoridades

Uma medida em discussão no governo federal tem gerado interesse entre os beneficiários do Bolsa Família: a possível criação de um voucher para compra de até 2 Kg de carne bovina por mês. A proposta, apresentada por pecuaristas do Mato Grosso do Sul ao ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, recebeu o nome temporário de “Programa Carne no Prato”.

No entanto, para que esse benefício se torne realidade, é necessário que um projeto de lei seja aprovado no Congresso Nacional, especificando o auxílio para famílias de baixa renda. Teixeira encaminhou a proposta para análise da Casa Civil e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Caso implementado, o programa beneficiaria cerca de 21 milhões de famílias com 2 Kg de carne por mês, totalizando 42 toneladas mensais. No entanto, especialistas questionam a viabilidade da proposta, apontando dificuldades de controle do uso do recurso. Além disso, o custo adicional de R$ 35 por família por mês representaria um acréscimo de R$ 735 milhões mensais ao programa.

Especialistas também destacam que outras fontes de proteína, como carne branca de aves e suínos, podem ser mais vantajosas em termos de custo-benefício. As informações são do Ache Concursos.