Último resultado de 2023 do Latin NCAP: Fiat Pulse ganha duas estrelas

Último resultado de 2023 do Latin NCAP: Fiat Pulse ganha duas estrelas

A sexta divulgação dos resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra que há espaço para melhorias no Fiat Pulse, apesar do resultado de duas estrelas. A limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas.

Fiat Pulse

O Fiat Pulse, produzido no Brasil, obteve duas estrelas. O Pulse oferece quatro airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série e alcançou 67,18% em Ocupante Adulto, 55,88% em Ocupante Infantil, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose. Foi testada a versão com o equipamento de segurança passiva mais básico do modelo; outras versões incluem, como equipamento opcional, a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

O veículo apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável no impacto frontal. O impacto lateral ofereceu proteção total para adultos. O teste de colisão de impacto lateral de poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom; no entanto, a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizou a pontuação geral do carro na proteção do ocupante adulto. O modelo oferece airbags laterais padrão para tórax e cabeça, mas não oferece airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros e, também, em uma faixa restrita. Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta.

A proteção do ocupante criança foi afetada negativamente pela proteção limitada da cabeça do dummy de 3 anos no impacto frontal e lateral. Embora ambos os dummies tenham sido equipados com Sistemas de Retenção Infantil (SRI), I-size, de bom desempenho, seguindo as melhores práticas recomendadas, o baixo comportamento é explicado pela combinação do veículo com esses SRIs. Os SRIs ofereceram proteção total em outros veículos testados pelo Latin NCAP. O espaço limitado para a instalação dos SRIs ISOFIX maiores e a disponibilidade dos SRIs também afetaram negativamente a pontuação de proteção infantil. A avaliação de pedestres pode mostrar melhores níveis de proteção, melhorando a segurança passiva e disponibilizando o AEB para Usuários Vulneráveis das Estradas para atender aos requisitos do Latin NCAP. O desempenho do ESC ofereceu pontuação total, assim como o limitador de velocidade. Os SBRs no banco traseiro podem ser atualizados para atender aos requisitos do Latin NCAP. Os AEB, que é um equipamento opcional, não cumpriram com os requisitos mínimos de disponibilidade e pré-requisitos para serem avaliados e classificados pelo Latin NCAP.

O Latin NCAP ofereceu ao fabricante a avaliação dos sistemas AEB para adicionar seu relatório de desempenho à publicação e informar os consumidores, mas a Fiat se recusou a fazê-lo.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “O Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados. Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes. Mais uma vez, pedimos ao Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório mudaria o mercado para veículos mais seguros sem atrito político. Os consumidores, gestores de frotas e governos não devem comprar carros que não estejam classificados pelo Latin NCAP”.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “Pedimos à Fiat e ao grupo Stellantis que melhorem a segurança básica em toda a sua frota, que não consegue pontuar acima de duas estrelas de acordo com o atual protocolo de avaliação do Latin NCAP. Em particular, se deve concentrar em melhorar a proteção da cabeça em caso de impacto lateral e a proteção dos passageiros crianças para evitar impactos na cabeça. Dada a orientação de carro familiar que o Fiat Pulse está tentando alcançar, queremos que esse modelo melhore drasticamente a proteção de pedestres, a proteção lateral da cabeça e o equipamento padrão de Frenagem Autônoma de Emergência. Todas as famílias e usuários das estradas merecem melhor proteção nas ruas da América Latina e sabemos que o Stellantis pode oferecer isso”.

Fiat Pulse (4 airbags)
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Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 150 veículos. www.latinncap.com/po/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.

www.latinncap.com