Imposto de Renda 2024: qual é a diferença da declaração simplificada e completa?

Imposto de Renda 2024: qual é a diferença da declaração simplificada e completa?

Entenda as diferenças entre os tipos de declaração e faça a escolha certa para otimizar sua restituição ou evitar pagar mais impostos

Os contribuintes têm a opção de escolher entre dois tipos de declaração: simplificada ou completa na hora de declarar seus impostos. Essa escolha é feita pelo próprio sistema da Receita Federal com base nas informações fornecidas, e tem impacto direto no cálculo do imposto devido ou da restituição a receber.

A principal diferença entre os dois tipos está na quantidade de despesas dedutíveis consideradas. Isso influencia diretamente no valor da restituição a que o contribuinte tem direito ou no montante que precisará pagar de imposto ao final do processo.

A declaração simplificada é mais adequada para indivíduos que não possuem dependentes, têm poucas despesas dedutíveis e uma única fonte de renda.

Por outro lado, a declaração completa é recomendada para aqueles que têm dependentes e despesas consideráveis com saúde e educação, entre outras deduções.

Portanto, a escolha entre a declaração simplificada e completa depende da situação financeira e familiar de cada contribuinte. Entender as diferenças entre os dois tipos de declaração é essencial para garantir uma prestação de contas precisa e eficiente com a Receita Federal.

Para ler a matéria completa, acesse este link.