Instale com segurança seu botijão de gás

Instale com segurança seu botijão de gás

Instalar o botijão de gás de forma correta ajuda a evitar sérios acidentes. Por isso, não corra riscos. Aprenda a fazer a substituição do produto sem dor de cabeça.

Na revista PROTESTE, edição 222, o consumidor encontra boas opções no teste de fogões realizado pela associação – todos provaram ser seguros e, além disso, econômicos e fáceis de usar. Foram dez os modelos levados ao laboratório – sete com quatro bocas e, o restante, cinco. Mas o critério segurança na cozinha não para por ai, e aqui seguem mais algumas dicas de cuidados na rotina. O botijão de gás está presente na casa de muitos brasileiros e ele merece atenção na hora da instalção e maneio. Como ele armazena uma mistura de gases que, derivados do petróleo, são altamente inflamáveis, descuidos podem causar incêndios ou, até mesmo, explosões. Daí a importância de saber como realizar a troca de forma correta e segura. Entenda e instale com segurança seu botijão de gás?

Para começar, compre o produto somente com revendedores autorizados e devidamente identificados. Tenha ainda em mente que todo botijão deve trazer um lacre exclusivo e inviolável. Caso esse lacre esteja quebrado, solto, amassado ou enferrujado, recuse e peça outro botijão.

Confira, abaixo, outras dicas para ajudar a trocar o botijão de gás sem contratempos:

  • Nunca instale o botijão em locais fechados e sem ventilação. Deixe-o sempre em posição vertical, mesmo quando vazio. Isso porque os resíduos podem causar acidentes.
  • Atenção à proximidade com tomadas, interruptores e instalações elétricas – a distância deles deve ser de, pelo menos, 1,50 m.
  • Nunca instale a mangueira por trás do fogão, pois o calor pode danificá-las. Chame um profissional para alterar a posição de entrada de gás, caso seja necessário.
  • Para efetuar a troca, retire o lacre do botijão cheio levantando a própria aba do anel externo. Gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente. Retire o regulador de pressão do botijão vazio sempre com as mãos, nunca com ferramentas. Em seguida, encaixe e rosqueie-o sobre a válvula do botijão cheio.
  • Caso não sinta confiança em fazer a troca sozinho, peça ajuda ao próprio vendedor.
    Jamais efetue a substituição do botijão caso ele esteja próximo a chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de ignição.
  • Confira as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás. Cheque as condições de conservação e o prazo de validade – normalmente, de cinco anos a partir da data de fabricação. Assim que expirar, troque os dois produtos por novos.
  • Jamais modifique a mangueira de gás, cortando ou juntando duas ou várias delas. O ideal é posicionar o botijão a uma distância razoável e que não estique demais a mangueira original, que deve ter no máximo 80 centímetros de comprimento. Sempre faça o cálculo do espaço antes de instalar.
  • O botijão pode ser usado com segurança na mesma área do fogão. A instalação quando é feita passando a mangueira por dentro da parede é um risco. A movimentação da mangueira com o passar do tempo, pode ocasionar microfissuras e permitir que o gás vaze por este microfuros, podendo, em casos extremos, ocorrer explosões.
  • Sempre que desconfiar de vazamentos, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula/regulador de pressão de gás. Se existir vazamento, bolhas irão aparecer.
  • Caso o vazamento seja identificado, feche a alavanca do regulador de pressão e efetue o procedimento de retirar e recolocar novamente. Se continuar vazando, feche a alavanca, afaste os familiares e entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás. Em situações mais graves, ligue para o Corpo de Bombeiros – 193.

PROTESTE

A associação realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores.
Conheça também o canal Reclame, espaço disponível para consumidores enviarem suas reclamações sobre problemas de consumo. A mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma respostas. Os associados PROTESTE possuem acompanhamento dos nossos especialistas em defesa do consumidor. Também é possível entrar em contato com o canal pelo 4020-7747.
Acompanhe SeuDireito para mais explicações sobre produtos, CDC e relações de mercado. Conheça os blogs MinhaSaúde e ConectaJá para novidades sobre saúde e tecnologia, respectivamente.