Fórum debate como reconstruir a economia pós-pandemia de forma sustentável

Fórum debate como reconstruir a economia pós-pandemia de forma sustentável

Representantes de organizações que atuam em defesa do consumidor, autoridades governamentais e empresas líderes discutem futuro do consumo.

“Acreditamos que esse momento é uma chance de mudarmos de vez os conceitos de consumo”, destacou Ivo Mechels, CEO da Euroconsumers, durante o Euroconsumers International Forum 2020. Didier Reynders, Comissário Europeu para Justiça, agradeceu o trabalho de conscientização promovido pelas organizações que representam os consumidores e apoio às iniciativas da Euroconsumers. Segundo ele, várias questões demandam ações urgentes: controle de emissões, transição para uma economia “verde” e a adoção de projetos baseados na chamada economia circular. 

O evento, realizado em 19 de novembro, foi mais que inovador, foi disruptivo e único. Com transmissões simultâneas de cinco países – Brasil, representado pela PROTESTE, Portugal, Itália, Bélgica e Espanha –  em uma plataforma de streaming exclusiva, que permitia a visualização de todas as atividades simultaneamente, os palestrantes discutiram os novos rumos da economia, depois de uma pandemia que mudou completamente as relações de consumo, afetou a forma de trabalho e trouxe mudanças sem volta para a economia.

Durante o período de planejamento do Fórum, muitas coisas mudaram. Os consumidores perceberam, ainda mais, a importância da sustentabilidade para a preservação do planeta e passaram a ser mais cíticos em suas escolhas, buscando sempre parceiros social e ambientalmente responsáveis.

Consumidores buscam soluções sustentáveis para suas vidas

Os debates do fórum resultam da iniciativa “Approved by Tomorrow”, iniciada pelo grupo Euroconsumers. “A pandemia levou muitos países a enfrentarem uma grande recessão econômica, mas também propiciou mudanças de pensamento. 42% dos consumidores esperam que ocorra uma transição para a economia sustentável”, disse Mechels.

“Estamos promovendo um diálogo construtivo e buscando parcerias com empresas que possam, trabalhando conosco, construir um mercado com melhores produtos e serviços, cujas escolhas se mostrem tão boas no futuro quanto se mostram hoje”, destacou o CEO da PROTESTE, Fábio Zacharias. 

Para o professor da Universidade de Colúmbia e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Jeffrey Sachs, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou e seus impactos podem se tornar ainda maiores se as nações não adotarem medidas urgentes de controle. “Os resultados sobre novas vacinas mostram que podem ser implementadas em 2021, o que seria uma grande ajuda para a recuperação da economia. Porém, não é só a Covid-19 que representa uma ameaça mundial: a desigualdade de renda é um problema sério que precisa ser urgentemente resolvido”, afirmou. “Precisamos de uma sociedade que possa lidar com as crises sem que ocorra uma grande devastação econômica e social”. 

Ao longo do evento, foram abordados temas como o futuro do e-commerce, a maior integração do Brasil ao comércio global, o papel das plataformas digitais na promoção de uma economia mais sustentável, a adaptação das micro e pequenas empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a formação de novos líderes consumeristas, bem como a pactuação de um Novo Contrato Social. 

Na rica programação do Brasil, destacaram-se as partições de Juliana Oliveira Domingues, secretária nacional do consumidor do Ministério da Justiça, Ana Paula Repezza, vice-secretária da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, João Manoel Pinho de Mello, diretor do Banco Central Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais do Google Brasil, Ricardo Lagreca, diretor-Jurídico do Mercado Livre, entre outros.

Toda a programação do fórum ficará disponível no serviço de streaming on demand da plataforma Euroconsumers