Finanças merecem atenção em tempos de quarentena

Finanças merecem atenção em tempos de quarentena

Especialista da PROTESTE Bianca Caetano indica as medidas necessárias para minimizar impactos financeiros nesse momento de pandemia

Não foi só a rotina que mudou com a pandemia do novo coronavírus. As finanças pessoais também estão em alerta durante a quarentena, sobretudo neste momento em que a economia está instável em decorrência do COVID-19.

Em live realizada na quinta-feira (02/04) no Instagram, a especialista em Defesa do Consumidor da PROTESTE, Bianca Caetano, falou sobre as medidas necessárias para minimizar os impactos da pandemia nas finanças pessoais neste momento de quarentena. Ao passarmos mais tempo em casa, acabamos gastando mais com compras no mercado e algumas contas, como eletricidade, água, gás, etc.

Cuidados com as finanças durante a quarentena

Segundo ela, o recomendado agora é que o consumidor evite os gastos que não são considerados essenciais. “É importante ter cautela para gastar com o que for necessário, porque neste momento não há segurança econômica, nem de emprego, nem mesmo da economia mundial”. 

Para isso, ela sugere fazer o controle por meio de uma planilha para verificar o que é imprescindível e o que pode ser deixado para depois. “Alguns gastos são inevitáveis, como saúde, alimentação e as demais contas. A planilha pode ajudar a ver o que é realmente essencial e analisar que tipo de gasto o consumidor precisa ter hoje, para evitar um super endividamento futuro”, aconselha Bianca. 

A planilha pode ajudar a ver o que é realmente essencial e analisar que tipo de gasto o consumidor precisa ter hoje, para evitar um super endividamento futuro.

Cuidado com linhas de crédito

A especialista também destacou que, diante das dificuldades econômicas, os bancos vêm oferecendo novas linhas de crédito e aumento de limites de cartão de crédito. Ela recomenda, porém, que as pessoas só utilizem esses serviços caso seja extremamente necessário. “O consumidor precisa ter em mente que esse é o momento de economizar, pois não sabemos como será (a situação do país) nos próximos meses”, explica.

Além disso, Bianca destaca que o consumidor precisa estar atento ao aumento do limite de crédito, sem ser solicitado. “Caso o seu banco ofereça um aumento espontâneo de limite, não poderá cobrar taxa de avaliação por essa liberação. Coloque na planilha para avaliar se precisa usar esse valor e veja se isso não ocasionará em um superendividamento futuro. Avalie também todas as informações por trás dessa oferta”, orienta a especialista. 

Empréstimos fraudulentos

Outra cautela que o consumidor deve ter é em relação aos empréstimos fraudulentos. “O momento é difícil mas é preciso manter a calma para não se prejudicar e acabar piorando ainda mais a situação econômica. Por isso, quando a oferta for boa demais, desconfie”, alerta. Assim, quando o consumidor receber uma oferta de empréstimo, é necessário que avalie todos os dados e a reputação da empresa que está oferecendo. “Analise a instituição, veja se está relacionada no Banco Central, se há reclamação de clientes, etc”, complementa. 

O momento é difícil mas é preciso manter a calma para não se prejudicar e acabar piorando ainda mais a situação econômica.

Segundo Bianca, um grande indício de fraude é quando a empresa solicita que o consumidor deposite algum valor para liberar o empréstimo. “Seja qual for o valor, fique atento, desconfie e não deposite. Principalmente se for para uma conta de pessoa física, porque isso provavelmente será um golpe”, ensina. 

De acordo com a especialista, esse tipo de fraude consta entre as dez reclamações mais frequentes realizadas junto à PROTESTE. “Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a PROTESTE e consulte mais informações. Por mais desesperadora que seja a situação, é preciso ter cuidado para não entrar em cilada”, sugere Bianca.

Organize as finanças durante a quarentena

Com organização e disciplina, é possível evitar que a quarentena por conta do coronavírus cause um impacto muito grande nas suas finanças. Evite gastos não essenciais, proteja-se de golpes e saiba se as principais medidas econômicas do governo podem beneficiar você. Veja abaixo essas e outras dicas importantes da PROTESTE para quem precisa se manter em dia com as contas.

live da Bianca Caetano
Clique aqui pra ampliar a imagem.

Sofreu uma cobrança indevida? Conte com a ajuda da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt