Conta de luz atrasada: como renegociar a dívida?
Conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, a lei Nº 8.078/90 assegura que o fornecimento de eletricidade deve ser seguro
Esta com a conta de luz em atraso? Caso, por algum motivo pessoal, você não tenha conseguido pagar a conta de energia elétrica em dia, veja nesta matéria quais são os seus direitos e como renegociar a sua dívida para evitar o corte.
Conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, a lei Nº 8.078/90 assegura que o fornecimento de eletricidade deve ser seguro, adequado e contínuo, especialmente quando considerado essencial. Caso ocorra a falta de pagamento, existem regulamentações a serem seguidas, de modo a proteger o consumidor de situações vexatórias ou ameaças.
A renegociação de dívidas pendentes não é uma obrigação das empresas de energia, mas algumas, como a Enel São Paulo, permitem parcelamentos em até 12 vezes para consumidores que enfrentam dificuldades financeiras.
Portanto, é aconselhável entrar em contato com a companhia de energia para discutir alternativas de pagamento e, assim, prevenir possíveis transtornos, incluindo a suspensão do serviço.
Nesse cenário desafiador, é fundamental que os consumidores estejam cientes de seus direitos e das opções disponíveis para regularizar suas situações financeiras junto às concessionárias de energia.
Estabelecer uma comunicação aberta e buscar acordos de renegociação pode ser a chave para evitar o corte no fornecimento de eletricidade, garantindo um serviço essencial e contínuo. A PROTESTE preparou uma matéria completa sobre atraso na conta de luz, leia neste link.