Clima no Brasil terá calor no Centro-Oeste e chuvas no Sudeste; veja detalhes
O final da semana será marcado por altas temperaturas nas partes central e nordeste do país
O clima no Brasil terá uma onda de calor persiste no Centro-Oeste e partes do Norte, podendo atingir seu ápice de temperatura. Em contrapartida, são esperadas tempestades no interior da região Sul, enquanto chuvas intensas são previstas para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com pancadas isoladas em São Paulo. As informações são do jornal O Globo.
A maior parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está sob a influência dessa onda de calor, com Cuiabá registrando temperaturas de até 42°C, podendo chegar a 43°C em breve. Outras capitais da região não devem superar os 37°C.
Além do Centro-Oeste, a onda de calor também se estenderá para o leste de Rondônia, sudeste do Pará e sul do Tocantins. O final da semana será marcada por altas temperaturas nas partes central e nordeste do país.
Na região Sudeste, as chuvas se concentrarão no Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul do Espírito Santo, classificadas como “Perigo Potencial” pelo Inmet, com baixo risco de danos. No Rio de Janeiro, as temperaturas não devem exceder 25°C até sábado, quando terá chuvas isoladas. São Paulo terá temperaturas mais amenas, com máxima de 22°C até sábado.
Chuvas isoladas estão previstas para Belo Horizonte e Vitória, com temperaturas abaixo dos 29°C e 28°C. Alertas laranjas para tempestades foram emitidos para o Sul, com chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo, podendo causar alagamentos, danos em plantações e cortes de energia.
O Nordeste também enfrenta um alerta de baixa umidade, com recomendações para a saúde, como manter a hidratação e evitar exposição ao sol durante o calor intenso.