Enem 2023: MEC divulga número de candidatos com nota máxima na redação
A conquista da nota máxima abrange tanto a edição regular quanto a de reaplicação
O Ministério da Educação (MEC) revelou que 60 participantes do Enem 2023 alcançaram a pontuação máxima na redação, entre os 2,7 milhões de candidatos. Deste total, quatro estudantes são de escolas públicas. Os resultados já estão disponíveis na Página do Participante, no site do Inep, órgão responsável pelo exame.
A conquista da nota máxima abrange tanto a edição regular quanto a de reaplicação, cujo tema abordado foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo lideram com sete casos cada, seguidos por Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, cada um com seis.
Rubens Lacerda, diretor de avaliação do Inep, destaca a relevância social do tema, facilitando a discussão fluída e contribuindo para o aumento das notas máximas em relação à edição anterior, que teve 18 candidatos com nota mil.
O MEC parabeniza os jovens pelo feito, ressaltando a construção de uma política de reconhecimento aos resultados na educação brasileira. O Inep realizará uma pesquisa para compreender a queda no número de inscritos nos últimos anos, buscando entender os motivos e melhorar a taxa de participação dos estudantes que concluem o ensino médio.
Após três anos de redução nas inscrições, o Enem 2023 registrou um aumento de aproximadamente 15%, com uma ênfase especial em compreender as percepções e desafios enfrentados pelos jovens de 17, 18 e 19 anos em relação ao exame. As informações são do portal UOL.