A melhor amiga da limpeza: esponja multiuso da Limppano é a Melhor do Teste em comparativo da PROTESTE

A melhor amiga da limpeza: esponja multiuso da Limppano é a Melhor do Teste em comparativo da PROTESTE

Você conhece alguém que gosta de lavar louça? Essa tarefa cotidiana com certeza não é apreciada por muitos, mas é indispensável para o bem-estar de qualquer casa.

No entanto, com ajuda de alguns utensílios, essa atividade pode ficar muito mais fácil – e rápida. Os fiéis companheiros de quem precisa deixar aquela pilha de louça limpinha são, sem dúvidas, o detergente e a esponja multiuso.

Tanto um quanto o outro são, à primeira vista, produtos simples, com utilização quase que intuitiva. Por isso, é raro ver alguém perdendo tempo escolhendo uma esponja, por exemplo, já que é difícil entender o que difere uma da outra.

Mas seria ótimo poder de fato saber se uma esponja é melhor para você do que outra, certo? Isso pouparia qualquer um de acabar comprando um produto que não atinja suas expectativas.

As esponjas já conquistaram a cozinha do brasileiro e é quase impossível achar um lar que não tenha esses produtos dispostos próximos à pia da cozinha. Mas você sabe identificar uma boa esponja?

Para te ajudar a responder essa pergunta, a PROTESTE realizou um teste comparativo com 8 marcas de esponja multiuso dupla face. Após uma série de testes e avaliações, algumas marcas se destacaram em diversos aspectos, com evidência para a esponja da Limppano, eleita a Melhor do Teste.

Entenda mais sobre como foi feito o teste a seguir!

Versatilidade e praticidade: os trunfos da esponja multiuso

De acordo com o estudo “Consumidores e Categorias” realizado pela Revista SuperHiper da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), publicado na edição de junho de 2020, a esponja multiuso marca presença em 85,3% dos lares brasileiros. Esses números comprovam sua posição de queridinha das famílias brasileiras, sendo uma ferramenta muito útil no cotidiano por sua versatilidade.

A esponja dupla multiuso serve tanto para a limpeza de talheres e copos, como para panelas ou similares. Por possuir um lado mais poroso feito para limpezas mais pesadas e uma parte mais macia para limpezas delicadas, ela é usada para limpar louças praticamente todos os dias, tornando a esponja um item presente na rotina da cozinha.

O que podemos entender do teste comparativo entre as esponjas?

Sempre com o objetivo de reforçar a transparência nas relações de consumo e aumentar a confiança do consumidor nos produtos e serviços do mercado, a PROTESTE entende que um teste comparativo de um produto tão comum e popular é muito significativo.

Colocando frente a frente 8 das maiores marcas de esponja do mercado brasileiro, a PROTESTE buscou entender quais produtos se destacam e entregam ao consumidor a melhor experiência. Além disso, foram avaliados os aspectos que influenciam na melhor relação entre qualidade x preço.

Os produtos foram todos adquiridos de modo anônimo pelos especialistas da PROTESTE, simulando a mesma forma que um consumidor normal faria.

Os aspectos avaliados cobriam todas as formas de utilização do produto em seu uso diário, focando em entender como seria o desempenho das esponjas diante da experiência de um consumidor comum.

Em conjunto com o laboratório onde o teste foi realizado, foram definidos os aspectos mais importantes para a metodologia, onde foram decididos testes que envolviam:

  1. Retenção de líquido
  2. Resistência e alteração química após envelhecimento
  3. Desempenho de limpeza com um painel de uso com usuários
  4. Dimensão
  5. Análise microbiológica
  6. Presença de bactericidas

Pedimos ajudas aos consumidores

Um dos aspectos analisados considerou a avaliação de desempenho das esponjas realizada por um grupo de 30 pessoas, homens e mulheres, na faixa etária de 20 a 50 anos.

Neste teste, os participantes receberam as amostras sem poder identificar qual a marca da esponja, sendo realizada uma lavagem de diversos utensílios domésticos, entre diferentes tipos de talheres e pratos.

Para simular a limpeza, os utensílios foram sujos com molho de tomate. Após a realização da lavagem, cada participante respondeu um formulário no qual classificava a esponja de acordo com a sua utilização.

Melhor do Teste: Esponja da Limppano mostra qualidade em diversas categorias e é a mais bem avaliada pelo público

Entre as marcas mais vendidas e conhecidas do mercado, algumas se destacaram em determinadas categorias, mas a esponja multiuso da Limppano foi a mais bem avaliada ao final, tendo resultados satisfatórios na grande maioria dos testes realizados.

Além disso, foi confirmada a presença de bactericida na amostra após ser analisada no laboratório.

No entanto, seu grande diferencial foi sua ótima avaliação perante os participantes do teste às cegas. Com 80% de aceitação favorável e 26 participantes dizendo que comprariam, a Limppano foi de longe a favorita dos consumidores consultados.

“Embora tenhamos exposto às amostras a testes extremos, como a simulação de ruptura, o mais importante na avaliação é o teste com os usuários. Nesse momento, os usuários utilizam o produto e fazem diversos comentários e identificam as melhores opções segundo a sua utilização no dia a dia. Por esse motivo, o maior peso no nosso teste é dessa avaliação”, explica Thiago Porto, especialista da PROTESTE responsável pelo teste.

Um selo conquistado e aprovado pelo consumidor

O peso da avaliação dos consumidores no teste foi considerado muito relevante na avaliação e, por conta disso, a esponja da Limppano foi considerada a Melhor do Teste.

Essa conquista agrega muito à competitividade da marca, que passa a ter um selo de validação em um produto tão popular, inserido em um amplo mercado. Diante de tantas marcas disponíveis, ter um selo estampado nas embalagens mostra ao consumidor que o produto passou por rigorosos testes, informando que ele pode confiar em levar para casa um produto de qualidade.

“Uma grande honra e responsabilidade sermos a marca número 1 em preferência, pelos consumidores. Essa escolha nos motiva a ir além, para entregar sempre a qualidade e inovação que nossos consumidores esperam” – Alex Buchheim, CEO da Limppano

A PROTESTE

Se você se interessou pelo teste das esponjas multiuso, cadastre-se para ter acesso aos resultados. Dessa forma, você conseguirá comparar as marcas disponíveis no mercado e poderá fazer uma escolha mais acertada na próxima compra.

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina. Realizamos testes em produtos e serviços, analisando vários aspectos, como segurança e desempenho, contribuindo para uma maior transparência nas relação entre consumidores e empresas.

Para ter acesso aos nossos testes comparativos, visite nosso site, e seja um associado Proteste.

Acompanhe SeuDireito para mais explicações sobre produtos, Código de Defesa do Consumidor e relações de mercado. Não deixe de conhecer os  blogs MinhaSaúde e ConectaJá para novidades sobre saúde e tecnologia, respectivamente.