A utilização do amaciante: roupas novas por mais tempo

A utilização do amaciante: roupas novas por mais tempo

A utilização correta do amaciante e lavar camisas, calças ou saias do lado avesso são algumas medidas que ajudam a conservar o tecido e, consequentemente, a aumentar a vida útil das peças.

Não importa quanto é confortável e bonito seu short, casaco ou vestido preferido. Ele vai acabar se desgastando devido à ação do tempo, entre outros motivos. A boa notícia é que dá para aumentar a vida útil da roupa, como também deixá-la com aparência de nova por muito mais tempo – e alcançar esse objetivo é tarefa simples, bastam medidas simples. A utilização do amaciante é uma delas.

É isso mesmo. Os benefícios do produto vão muito além de deixar as peças macias e cheirosas, como explica o engenheiro têxtil Gilson Leite, coordenador dos Serviços de Consultoria da Plataforma Têxtil do Instituto de Tecnologia Têxtil e Confecção do Senai Cetiqt. “O uso do amaciante está relacionado à redução dos desgastes provocados por atrito, suor e, de forma conjugada, pelos ciclos de lavagem. O produto é responsável pela formação de uma camada protetora, o que prolonga o ciclo de vida da roupa”, diz.
A edição n.º 221 da revista PROTESTE (mar/22) traz um teste com seis marcas de amaciantes para ajudar o consumidor na hora da escolha. Os resultados mostram quais se destacam em relação à maciez ao toque e ao aroma deixado nas peças e, ainda, apontam o melhor custo-benefício. Mas a verdade é que de nada adianta optar por um bom produto e cometer erros ao lavar a roupa. Segundo Gilson, o excesso do produto pode danificar o tecido – daí a importância de seguir sempre as orientações do fabricante estampadas no rótulo.

Confira, abaixo, outras dicas do especialista para preservar suas roupas e mantê-las sempre novas:

  • Não use produtos alvejantes (oxidantes) em peças coloridas;
  • Siga as instruções de lavagem e conservação presentes nas etiquetas das roupas;
  • Mantenha a máquina de lavar sempre limpa e sem incrustações provenientes de produtos de lavagem;
  • Separe as peças por tipo de roupa (íntima, cama e mesa, delicadas), tipo de fibra (composição), cor e grau de sujeira para efetuar o tratamento de lavagem compatível;
  • Procure lavar as roupas pelo avesso (quando não muito sujas) para evitar desgastar o lado visível quando em uso;
  • Coloque as peças para secar na sombra e pelo lado avesso (a luz ajuda a desbotar o lado exposto a ela);
  • Passe na temperatura certa (indicado na etiqueta da peça);
  • Guarde as roupas em lugares arejados, com pouca exposição à luz e sem umidade para evitar a formação de mofo, ácaros e demais micro-organismos;
  • Não guarde peças usadas. Isso pode provocar enfraquecimento do tecido, odor e o aparecimento de micro-organismos.

PROTESTE

A associação realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores.

Conheça também o canal Reclame, espaço disponível para consumidores enviarem suas reclamações sobre problemas de consumo. A mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma respostas. Os associados PROTESTE possuem acompanhamento dos nossos especialistas em defesa do consumidor. Também é possível entrar em contato com o canal pelo 4020-7747.

Acompanhe SeuDireito para mais explicações sobre produtos, CDC e relações de mercado. Conheça os blogs MinhaSaúde e ConectaJá para novidades sobre saúde e tecnologia, respectivamente.