Imposto de Renda 2024: como obter o informe de rendimentos e evitar problemas?
Apesar de possível, declarar o Imposto de Renda sem o informe de rendimentos não é recomendado
Os documentos necessários para a declaração incluem informes de rendimentos de diversas fontes, comprovantes de compra e venda de bens, documentos relacionados a dívidas e ônus, controle de compra e venda de ações, recibos de pagamentos e deduções efetuadas, entre outros.
A Receita Federal estabeleceu o prazo até 29 de fevereiro para as empresas e empregadores entregarem o informe de rendimentos aos seus empregados, juntamente com a DIRF.
É essencial para o contribuinte reunir os informes de todas as fontes de renda ou movimentação financeira, como empregadores, bancos e corretoras de investimentos.
Apesar de possível, declarar o Imposto de Renda sem o informe de rendimentos não é recomendado, pois pode levar à problemas se os valores não estiverem corretos.
Se não for possível obter o informe de rendimentos, uma alternativa é utilizar a declaração pré-preenchida. Os contribuintes que não receberam devem cobrar as instituições, pois as empresas têm obrigação legal de fornecer os informes. As informações são do G1.