Xixi no lugar certo: eduque o seu pet

Xixi no lugar certo: eduque o seu pet

Veterinário ensina como incentivar o cãozinho a fazer o xixi no lugar certo e traz outras dicas que garantem o conforto e a saúde do seu amigo de quatro patas

Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe que pensar no bem-estar do animal é algo de extrema importância. E isso também vale para o momento em que ele decide fazer as necessidades fisiológicas. No entanto, uma dúvida é bem recorrente: como incentivar o pet a fazer xixi no lugar certo? Para responder a essa pergunta, a PROTESTE conversou com o veterinário Diogo Alves, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV- RJ) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Estado do Rio de Janeiro (Anclipeva/RJ).

Durante o bate-papo, o especialista também falou sobre como é essencial o bichinho não estar condicionado a fazer as necessidades apenas durante o passeio e deu dicas sobre como deixar o pet bem hidratado. Confira, abaixo, a entrevista completa. Vale ainda mencionar que a PROTESTE testou recentemente sete marcas de tapete higiênico descartável para pet e os resultados estão na revista de outubro (ed. 217). No geral, eles cumprem bem seu papel, embora vazamentos possam ocorrer em algumas situações. Tenha ainda em mente que, embora práticos, os tapetes descartáveis geram muito lixo. Por isso, vale considerar o uso de opções mais sustentáveis, como o tapete lavável, o sanitário higiênico e o jornal biodegradável.

Quantos litros de água cachorros de pequeno e médio porte devem ingerir por dia?

Embora digam que devemos ingerir dois litros de água diariamente, a verdade é que a quantidade necessária por dia varia muito, assim como no caso dos cães. No entanto, para eles, podemos usar um parâmetro de 450 ml para cada 10 quilos. A idade, a frequência de atividades físicas, o tipo de alimento consumido pelo pet e o uso de medicamentos são possíveis fatores que podem influenciar na ingestão de água.

Qual a melhor forma de garantir que o pet esteja bem hidratado?

O ideal é que sejam colocadas diversas vasilhas de água pela casa, principalmente tratando-se de felinos. Também é possível suplementar com algumas frutas ricas em água, como melancia, melão e pera.

Quais os principais sinais de que o cãozinho está desidratado?

Um sinal que não deixa dúvidas sobre a desidratação do cachorro esconde-se em sua pele. Um bom consumo de água faz com que a pele seja elástica. Puxe um pouco a pele do seu pet no dorso, ou na parte baixa da cervical, e realize uma dobra. Em animais hidratados, a pele volta logo em seguida à normalidade. Caso contrário, se o pet estiver desidratado, a pele terá baixa elasticidade e vai demorar a voltar à posição normal.

Qual a quantidade de xixi que bichinhos de pequeno e médio porte fazem, em média, por dia?

Os filhotes são os que mais urinam. Normalmente, filhotes com mais de dois meses tendem a fazer xixi oito vezes ao dia. O cão e o gato devem urinar em torno de 20 ml a 45ml, por quilo, diariamente. Diversos fatores, como raça, idade e local onde moram podem impactar diretamente nessa quantidade.

Qual a melhor forma de “educar” ou incentivar o pet a fazer xixi no lugar certo, sobretudo, em cima dos tapetes higiênicos voltados para esse fim?

O primeiro passo, e mais óbvio, é selecionar o local onde vai ser o banheiro do seu cão. Pode ser em um canto na área de serviço, em um banheiro desativado ou na varanda. Coloque o tapete higiênico no local escolhido e deixe o cão por perto. Se preciso, cerque a área. Quando o cachorro fizer xixi no lugar certo, dê uma recompensa. Precisa ser algo que ele goste, como um petisco, por exemplo. No entanto, a recompensa tem que ser imediata, até mesmo para ele vincular uma coisa à outra.

Como o tapete higiênico descartável acaba gerando uma grande quantidade de lixo, existiriam opções mais ecológicas com esse mesmo objetivo – fazer o cachorro fazer xixi no lugar correto?

Para não jogar fora um monte de tapetes descartáveis, os tapetes higiênicos reutilizáveis e laváveis surgem como solução mais ecológica. Eles absorvem instantaneamente a urina, sendo ideais para filhotes, cães que fazem xixi em casa ou com incontinência urinária. O tapete usa a tecnologias dry fit e de impermeabilização, o que garante a retenção do líquido.

Sair com o cão para passear pode ser uma alternativa para garantir que ele faça suas necessidades fisiológicas, como xixi e cocô?

Com o tempo, a ida à rua para fazer xixi passa a ser a opção preferida de grande parte dos cães. O problema é que, se essa preferência vira regra, o animal começa a depender de uma pessoa para fazer suas necessidades fisiológicas.

Caso o cão esteja acostumado a sair para fazer suas necessidades, o que fazer frente à impossibilidade de levá-lo à rua devido a uma forte chuva, entre outros motivos?

Animais que possuem o hábito de fazer as necessidades somente na rua têm medo de serem repreendidos, caso façam em casa. Creio que deixar o pet em casa nos dias de chuva, seguindo a lógica de que uma hora ele irá fazer, é um erro gravíssimo, que pode, inclusive, provocar algum problema de saúde. Seria necessário que o animal se sentisse seguro para fazer xixi dentro de casa, tendo um local para recorrer quando estivesse apertado, com chuva caindo ou não. Ou seja, o recomendado é que o pet até vá à rua para fazer xixi, mas ele também precisa ter um cantinho em casa para isso. Contudo, como medida extra, pode-se pensar em guarda-chuva e capa de chuva para pets.

Saiba mais

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem como missão ajudar você a tomar as melhores decisões. Acompanhe também os blogs Minha Saúde e ConectaJá, com dicas sobre saúde e tecnologia.

E se você não é associado PROTESTE, venha conhecer um pouco mais.