Volta às aulas: o que fazer com os livros didáticos usados?
Saber o que fazer com os livros didáticos depois de usá-los e adquirir todo o seu conhecimento é uma meta de todo aluno e seus pais. Por isso, venha saber as opções que você tem para dar o melhor destino para a publicação
Você já se pegou olhando para uma pilha de livros didáticos usados do seu filho e não sabia o que fazer? Isso acontece com muitos pais e mães e existem soluções viáveis para todo mundo, pois fazer o descarte adequado do livro didático é algo que deveria fazer parte da rotina de todo estudante e de seus familiares.
Em todo início de ano letivo, os pais ou responsáveis precisam organizar o material escolar da criança ou adolescente para a volta às aulas e saber o que fazer com os livros do ano anterior é uma destas tarefas. Para quem não sabe, o livro didático é aquele que traz o conteúdo da disciplina que será estudado ao longo do ano escolar e tem a vida útil limitada. As edições são atualizadas com frequência para evitar que os alunos recebam informações desatualizadas. Com isso, as publicações duram poucos anos e logo se tornam defasadas. Mesmo assim, a publicação pode ter uma vida longa fora de sua casa e com diferentes opções de descarte adequado.
Para começar o nosso aprendizado, jogar o livro didático usado no lixo comum não é a melhor das opções. Isso porque essa atitude não é sustentável. A publicação é feita de um material que pode ser reciclado ou reutilizado por quem precisa. Assim, indo para os aterros sanitários comuns, os livros se tornam resíduos que demoram muitos anos para fazer a decomposição e se tornam um problema para o meio ambiente. Então, que tal saber mais sobre as opções sustentáveis? E elas são muitas, viu?!
Neste artigo, você saberá o que pode ser feito com o livro didático usado, a possibilidade da doação para outra criança ou serviço comunitário, o descarte adequado e até como você pode transformar o uso dele.
Índice:
Dicas de como reaproveitar os livros didáticos usados
O livro didático pode ser reutilizado de diversas formas após cumprir a sua missão com o aluno que o comprou. Por exemplo, a publicação educativa pode ser doada para outro aluno que vai aprender a matéria que está nele e precisa de um exemplar, pode ser entregue para a reciclagem ou ainda pode ser reaproveitada para novos usos, como fonte de material para trabalhos de recorte e colagem.
De acordo com o especialista em defesa do consumidor da associação PROTESTE, Adriano Fonseca, em entrevista ao site G1, o reaproveitamento de materiais do livro didático, desde que esteja em bom estado, é uma prática que não pode ser proibida pela escola e é uma decisão com consciência de sustentabilidade ambiental. Porém, se a versão do livro já estiver defasada e os exercícios já estejam preenchidos, por exemplo, ela pode fazer com que o aluno encontre informações desatualizadas e sua reutilização pode ser vetada pela escola.
Saiba mais opções:
-Doar para outro aluno de uma turma abaixo da série do seu filho.
-Vender ou trocar em uma feira de livros usados dentro da escola do seu filho.
-Vender por meio de sites de produtos usados ou para sebos.
-Doar para bibliotecas, ONGs, instituições filantrópicas ou até para o acervo da escola do seu filho.
-Descartar para a reciclagem em uma instituição ou ONG que faça esse serviço.
-Pode também aproveitar o livro didático que já está fora do prazo de validade ou rasurado para fazer trabalhos escolares de recortes e colagens.
Doar ou reciclar?
Você precisa ser sincero na hora de fazer a avaliação do que fazer com o exemplar. Os livros só podem ser doados quando estão em boas condições de uso e são publicações recentes, que podem ser utilizadas com a qualidade desejada por outra pessoa durante seus estudos. Por isso, atente-se ao quanto o livro está preservado, se não tem rasuras e se suas informações estão atualizadas. Não compensa doar um livro que não foi atualizado pelas editoras nos últimos anos, já que as informações nele podem ter sido contestadas em novos estudos e conhecimentos adquiridos nos últimos anos.
A doação dos livros didáticos usados pode ser feita para bibliotecas comunitárias, ONGs, instituições filantrópicas, para o acervo da escola do seu filho ou ainda para uma criança que vá utilizá-lo em seus estudos, como sugerimos anteriormente.
Quando a publicação já está em más condições de preservação, faltando partes do conhecimento ou fora do prazo recomendado de uso, a doação pode não ser o melhor caminho e o livro didático deve ser descartado. O mesmo pode ser descartado em ONGs que fazem a reciclagem do papel ou ser entregue na escola, que provavelmente tem um acordo com algum local que faça o descarte ou reciclagem adequada.
Ministério da Educação tem recomendação para o livro didático doado pelo governo
As escolas públicas no Brasil possuem o Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação, com intuito, dentre outros, de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica, com a consequente melhoria da qualidade da educação. Deste modo, o descarte dos livros usados deve ser feito de acordo com as recomendações do governo. Por isso, entre em contato com a escola do seu filho para ter mais informações sobre o descarte correto.
Vale lembrar que é possível que legislações locais definam o descarte de materiais, podendo haver política específica conforme a região.
Já pensou em criar uma feira do livro usado na escola do seu filho?
Outro jeito de resolver a situação dos livros didáticos usados em casa no final do ano letivo é incentivar a escola a promover uma feira do livro usado. Neste tipo de evento, os pais e crianças podem colocar um valor simbólico para os exemplares que estão em boas condições de uso e conservação e que continuarão no currículo da escola para a próxima turma. Assim, o aluno mais novo pode adquirir o livro por um valor menor do que um novo.
Além disso, a feira do livro usado pode ser apenas de troca. O aluno de uma turma disponibiliza a doação para uma turma mais nova e pode ter acesso à doação do seu próximo livro por crianças mais velhas.
Você quer saber mais sobre a volta às aulas? O nosso site tem um artigo com todas as dicas que você precisa para entender a legislação sobre a lista de materiais escolares. Clique aqui. Com isso, você saberá o que a escola pode colocar ou não na lista da escola do seu filho e fazer compras conscientes.