Você já ouviu falar de seguro pay per use? Conheça a nova modalidade!

Você já ouviu falar de seguro pay per use? Conheça a nova modalidade!

Que tal acionar a cobertura do seguro auto apenas quando tirar o carro da garagem? Essa é uma nova modalidade de contrato, o seguro pay per use ou intermitente.

Chega no mercado brasileiro uma nova modalidade de contratação de cobertura automotiva, o chamado seguro pay per use, que em tradução literal significa “pague pelo uso”, ou seja, somente quando o consumidor determinar. 

Neste novo modelo de apólice, que já existe nos Estados Unidos e na Europa, o consumidor paga pelo quilômetro rodado. É possível ter acesso às coberturas de roubo, furto, perda total, danos materiais a terceiros e assistência 24 horas. 

Quer contratar um seguro com melhor custo-benefício? Acesse o comparador da PROTESTE!

“O que muda basicamente é a forma de tarifação do produto. Em uma das insurtechs que já vêm comercializando esta modalidade de seguro de forma 100% on-line, o segurado paga uma assinatura fixa média, acrescida por uma variável conforme a utilização do veículo – uma combinação de quilometragem rodada com a forma de condução do segurado”, explicou Rodrigo Alexandre, especialista da PROTESTE.

A nova modalidade do seguro aceita automóveis com valor mínimo de R$ 20 mil e máximo de R$ 300 mil, presentes na tabela Fipe, de acordo com a política de aceitação da plataforma. Os modelos de autos podem ser nacionais e importados, com ou sem blindagem, em todo o território nacional.

Entenda como funciona

Segundo Rodrigo, nessa modalidade de contratação, o preço por quilômetro rodado irá variar de acordo com a região em que o veículo está circulando. Além disso, o preço de cada quilômetro tem um ajuste dinâmico, de acordo com a quantidade, ou seja, quanto menor a locomoção do carro, menor o valor cobrado.

Dentre as variáveis utilizadas na precificação, a insurtech, por meio de  inteligência artificial, considera critérios como aceleração, velocidade, frenagens, viradas, uso do celular na direção, horário e local onde o automóvel trafega, entre outros. Os condutores com bom comportamento no volante ganha pontos.

O seguro pay per use é uma boa opção?

A resposta, de acordo com Rodrigo, sempre vai depender do perfil do consumidor. “Mas, tudo indica que esse é um produto que veio para ficar, pois, além de permitir uma boa economia na contratação, ele pode ser contratado totalmente de forma digital além de ser cancelado da mesma maneira”, observou. 

“Considerando o isolamento social, a pouca utilização do veículo neste período e a necessidade de redução do custo familiar, este produto pode ser muito indicado, principalmente se o consumidor estava pensando em cancelar ou não renovar o seguro auto, com o intuito de economizar”, completou o especialista.

Contratação online com cobertura de roubo, furto e colisão com os melhores valores do mercado. Não saia de casa sem seguro arrow_right_alt