Vendas no Dia dos Pais deste ano devem aumentar; veja produtos mais procurados

Vendas no Dia dos Pais deste ano devem aumentar; veja produtos mais procurados

Pesquisa aponta que 42,8% dos consumidores pretendem gastar mais com o Dia dos Pais deste ano

O Dia dos Pais acontece neste domingo (11) e promete movimentar o comércio. Ano após ano, a data é responsável por um crescimento nas vendas em diversos segmentos: produtos, lazer, bem-estar, entre outros. E esse ano não deve ser diferente.

Segundo um levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela PiniOn, aliás, as vendas podem aumentar neste ano. 42,8% dos entrevistados na pesquisa pretendem gastar mais com a data neste ano do que em 2023.

“Esse aumento pode ser creditado a um aumento da renda, por conta da geração de empregos no mercado de trabalho e também pelo aumento da renda decorrente das transferências governamentais”, pontua Ulisses Ruiz de Gamboa,  economista da ACSP. Ele ressalta, ainda, que o aumento do salário mínimo também pode estar associado a essa intenção de gasto um pouco maior neste ano.

Mesmo gastando mais, não são todos os brasileiros que pretendem comprar um presente neste Dia dos Pais. Entre os que responderam a pesquisa realizada pela ACSP, apenas 35,8% pretendem de fato investir em um. Esse número pode parecer baixo, mas, na realidade, se manteve praticamente inalterado em relação aos que manifestaram intenção de compra no ano passado.

Dos que responderam o questionário, 42,6% afirmaram que não pretendem comprar um presente de Dia dos Pais e 21,6%, na ocasião, afirmaram que ainda não sabiam se comprariam. Do ano passado para este ano, houve uma diminuição entre aqueles que já negaram logo de cara um presente.

Vale ressaltar que a pesquisa prévia feita pela Associação não traz números reais e, sim, uma aproximação. “Essa pesquisa de intenção é como aquela de intenção de voto. As pessoas escolhem e contam o que pretendem fazer, mas não necessariamente afirmam qual de fato será sua ação. Vai depender de muita coisa aqui também”, explica o economista.

presente

Pesquisa aponta intenção de compras neste Dia dos Pais (Imagem: Pexels)

Preferência pelo à vista

Outro ponto que chamou atenção na pesquisa foi a forma de pagamento escolhida pela maioria dos paulistanos. De acordo com os dados, a grande maioria da população prefere pagar o presente do Dia dos Pais à vista, seja pelo PIX, dinheiro físico ou cartão de débito.

Essa preferência tem se mantido como uma espécie de tradição nesta data com o passar dos anos. No geral, conforme apontado pela ACSP, as pessoas buscam presentes de menor valor, que conseguem pagar inteiramente de uma só vez.

Para Ulisses Ruiz de Gamboa, um dos motivos por essa preferência pode ser o preço dos juros. “Nossa intenção em não parcelar provavelmente se deve ao preço dos juros, que ainda permanecem altos. Além disso, as famílias ainda estão com um grau de endividamento elevado, então os consumidores tendem a fugir de compras parceladas”, aponta.

Os presentes mais buscados no Dia dos Pais

Entre os itens mais procurados para esta data estão roupas, calçados e acessórios, que representam 38,2% das intenções de compra. Vale ressaltar, no entanto, que esse percentual ainda está bem abaixo dos níveis registrados nos anos anteriores à pandemia, que variavam entre 60% e 70%.

Outros itens em destaque incluem perfume (25,7%), almoço em restaurante  (14,3%), caneca (9,7%) e relógio (11,8%). Por outro lado, itens como livros (5,7%),  chocolates/bombons (9,5%) e caixas de ferramentas (7,5%), que tiveram alta três anos atrás devido ao isolamento social, ainda apresentam baixa intenção de  compra, embora tenha havido um leve aumento em relação ao ano passado.

As intenções de compra de bens digitais, como celulares, computadores, notebooks e tablets continuaram a diminuir, representando apenas 14,3% do  total. Assim como os motivos para a intenção de parcelamento ter caído, essa redução também pode ser atribuída ao alto nível de endividamento das famílias  e ao custo elevado do crédito.

Na área de serviços, o almoço em restaurante (14,3%) continua a ser a  preferência predominante, embora de forma ligeira, em relação aos pedidos de  delivery de refeição e cestas de café da manhã (14,2%). Isso reflete um retorno  aos hábitos de consumo que eram comuns antes do período de isolamento social.

Expectativa de vendas no Dia dos Pais

Neste ano, existe uma expectativa de aumento das vendas em relação ao Dia dos Pais do ano passado. Ulisses Ruiz de Gamboa aposta em um aumento de 3% a 5% em termos de volume. “Isso deve acontecer devido a esse aumento de renda já mencionado, que pode projetar um ligeiro crescimento nas vendas como um todo”, pontua.

Para ele, essa expectativa deve estar alinhada com o que os comerciantes esperam da data para este ano. “Mas, claro, tudo isso é uma expectativa, tirada de uma pesquisa de intenção de compra”, ressalta.

Dicas para ter descontos nas compras do Dia dos Pais

Se você é do time que ama conseguir um descontinho na hora de comprar, já se liga nessa dica. Além de ter acesso ilimitado aos conteúdos do nosso aplicativo e conseguir garantir um Cartão de Crédito Pré-Pago Mastercard Internacional, associados PROTESTE contam, ainda, com uma série de descontos e benefícios em diversos estabelecimentos.

O ClubePro oferece um benefício de 50% de desconto em cinemas, descontos em medicamentos em uma parceira com a VidaLink, entre outras promoções. Garanta já sua assinatura para manter seu pai bem informado e ainda cheio dos mimos!