Veja como funciona o resgate do seguro prestamista

Veja como funciona o resgate do seguro prestamista

Comunicação do sinistro, análise da apólice e pagamento da dívida são etapas essenciais

Para resgatar o seguro prestamista, o segurado ou seu representante legal deve, antes de tudo, comunicar formalmente a ocorrência do sinistro à seguradora.

O segurado ou seu representante notificam a seguradora para registrar o evento coberto pela apólice e iniciam o processo de análise e liberação dos valores segurados. A conclusão dessa etapa agiliza o andamento do processo.

Etapas da análise e pagamento da dívida

Após receber a notificação, a seguradora avalia se o sinistro se enquadra nas coberturas contratadas. A seguradora verifica as cláusulas da apólice para definir os valores a serem pagos.

Confirmada a cobertura, a seguradora realiza o pagamento diretamente ao credor, garantindo a quitação total ou parcial da dívida vinculada ao contrato de financiamento ou empréstimo.

O objetivo do seguro prestamista é justamente proteger o segurado e seus herdeiros de dívidas em situações de morte, invalidez ou perda de renda. Por isso, o pagamento vai direto à instituição financeira credora, reduzindo ou eliminando a pendência que recai sobre o contratante ou seus beneficiários.

Possibilidade de saldo remanescente ao segurado

Se o valor da indenização for superior à dívida existente, a seguradora deve repassar o excedente ao segurado ou aos beneficiários legais, conforme indicado na apólice. Essa devolução ocorre após a quitação da dívida e segue os critérios estabelecidos em contrato.

Para garantir um processo tranquilo, o segurado deve apresentar todos os documentos solicitados pela seguradora, como certidões, laudos médicos ou boletins de ocorrência. A entrega completa e rápida dessa documentação contribui diretamente para a liberação dos valores de forma eficiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria completa da Proteste. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.