Valores esquecidos no PIS/Pasep: saiba como consultar

Valores esquecidos no PIS/Pasep: saiba como consultar

Confira o passo a passo para realizar a consulta e saque dos recursos

A partir de 28 de março, trabalhadores que possuem valores esquecidos no fundo PIS/Pasep poderão realizar o saque. Essa medida permite que os beneficiários resgatem recursos que, de outra forma, permaneceriam inativos por anos. O governo oferece, assim, uma chance para que muitos trabalhadores recuperem valores que, em muitos casos, nem sabiam que tinham ou haviam esquecido.

Consulta e acesso

Para saber se você tem algum valor a receber, o Ministério da Fazenda criou o site Repis Cidadão. O trabalhador pode acessar a plataforma online (http://repiscidadao.fazenda.gov.br/) para realizar a consulta. Além disso, é possível verificar a existência de valores também pelo aplicativo FGTS, facilitando ainda mais o processo para quem tem um smartphone.

Você encontra informações detalhadas sobre como realizar o saque, inclusive para herdeiros, caso o beneficiário tenha falecido, na plataforma Repis Cidadão. Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta no gov.br com segurança de nível prata ou ouro, garantindo mais proteção aos dados do trabalhador.

Prazo para o saque e como consultar

Os beneficiários devem ficar atentos ao prazo de resgate, que se estende até setembro de 2028. Caso o saque não seja realizado até essa data, o valor será incorporado ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de recuperação posterior. Por isso, é essencial que os trabalhadores verifiquem o quanto antes se têm algum valor a receber.

O processo para consultar se há valores disponíveis é simples. Primeiro, acesse o site Repis Cidadão e clique na opção “entrar com gov.br”. Depois, insira seu CPF e senha, informe o NIS do beneficiário e clique em “pesquisar” para obter o resultado da consulta.

Facilidade para localizar o NIS

Documentos como a carteira de trabalho, extrato do FGTS, Meu INSS e o CadÚnico registram o NIS (Número de Identificação Social), facilitando a consulta para os trabalhadores. Com isso, o processo se torna mais acessível e rápido para todos. As informações são do G1. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.