Túnel submerso Santos-Guarujá: o que se sabe até agora sobre a proposta?
O projeto evoluiu desde 2010, quando iniciou com a proposta de uma ponte
O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fecharam acordo para a construção do túnel Santos-Guarujá, uma promessa antiga de diferentes governos. Atualmente, a ligação entre as duas cidades é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055) e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa.
O túnel submerso terá 860 m de extensão e será construído a 21 m de profundidade, ligando o cais de Outeirinhos, em Santos, ao Linhão da Codesp, no Guarujá. Com três faixas em cada sentido e área para pedestres e ciclistas, o túnel visa melhorar o fluxo entre as cidades.
O objetivo é reduzir o tempo de travessia entre Santos e Guarujá para 1 minuto e 42 segundos, em comparação com os atuais 60 minutos por estrada e 18 a 60 minutos via balsa. Permitirá ainda a integração com o futuro Aeroporto Regional do Guarujá, sem interferir no planejamento do Porto de Santos.
Para acomodar as obras, prevê-se a realocação de 700 famílias que vivem em áreas portuárias precárias. A inauguração está planejada para 2028, com licitação e início das obras entre 2024 e 2025.
O projeto evoluiu desde 2010, quando iniciou com a proposta de uma ponte. José Serra defendeu a construção, mas em 2013, Geraldo Alckmin trocou a ponte por um túnel. Antes disso, Serra descartara o túnel em favor da ponte, alegando altos custos e longos prazos. As informações são do UOL.