Torradeira que descongela: saiba qual a melhor opção para comprar

Torradeira que descongela: saiba qual a melhor opção para comprar

Vamos ser sinceros: nada define melhor o café da manhã do brasileiro do que um bom pãozinho com café preto. E, claro, para conseguir fazer a refeição perfeita, uma boa torradeira e cafeteira são sempre nossas aliadas! Principalmente na correria do dia-a-dia, buscar por uma torradeira que também descongela seu pão da manhã de forma rápida para começar o dia pode ser essencial para muitas pessoas. 

Para te ajudar a buscar um modelo que, além de apenas aquecer e dourar seu pão, também descongela-o, a PROTESTE realizou testes com cinco marcas disponíveis no mercado que alegam abraçar essa função. Participaram da testagem os modelos:Arno Soleil Marfim, Black&Decker Tostador TO800, Britânia Tostapane, Britânia Concept Touch Inox BTR02I e Electrolux Efficient ETS10. 

Qual a melhor torradeira que descongela? 

Os resultados não foram tão legais quanto esperado. Dos cinco modelos, três foram considerados aceitáveis e os outros dois considerados ruins. No teste, foram levados em consideração informações como: facilidade de uso, cabo de alimentação, instruções, garantia, versatilidade e desempenho. 

É interessante observar que, para essas torradeiras, se a sua ideia for apenas descongelar o pão, o melhor é que o nível 1 de temperatura seja a utilizado. Mas, se o objetivo for descongelar e torrar o pão ao mesmo tempo, o nível 4 teve um bom desempenho para todas. 

Sobre o item aquecimento, os produtos tiveram melhor avaliação. “Todos foram considerados muito bons, aquecendo as torradas sem alterar a cor”, ressalta  Dino Lameira, especialista PROTESTE. 

Nesta avaliação, outros critérios importantes foram levados em conta, como instruções de uso, que, em geral, obteve notas boas para todos. Apenas o modelo da Arno foi considerado aceitável por possuir manual em duas línguas, mas nada de fotos ilustrativas e informações sobre o primeiro uso. 

Em garantia, a maioria dos modelos foi considerada aceitável. Apenas os da marca Hamilton Beach, que oferecem três anos de proteção, foram classificados como muito bons.

Outro item importante, mas que pouca gente dá atenção, é o tamanho do cabo de energia. Para a PROTESTE, o modelo ideal tem 1 m, ou seja, opções maiores ou menores podem não atender da forma correta. “Cabo curto não dá flexibilidade ao consumidor, que, às vezes, tem que usar uma tomada específica porque o comprimento pode não permitir conexão. Isso pode fazer com que se opte por uma extensão, o que não é recomendado. Cabo longo dificulta guardar o produto, aumentando o risco de ocorrerem danos no armazenamento, já que pode precisar dobrá-lo muitas vezes”, explica o especialista.

Dessa forma, destaque para as opções da Britânia, Electrolux ETS10 Inox, Hamilton Beach 22614 e Philco, que se distanciaram apenas 10 cm do padrão. Como já mencionamos, as torradeiras não são produtos tecnológicos, com grandes avanços em termos de funções. Porém, a versatilidade está presente e esses novos itens ou acessórios de uso podem fazer a diferença na hora da sua escolha de compra.

torradeira

Veja como as torradeiras se saíram no teste da PROTESTE (Imagem: Freepik)

Dicas de cuidados com a sua torradeira

O especialista PROTESTE, Dino Almeida, deu, ainda, algumas dicas para garantir o bom funcionamento da sua torradeira por mais tempo. Confira:

Local 

O ideal é que a bancada que vai servir de apoio para a torradeira esteja seca e coberta com papel toalha, já que podem cair migalhas durante o processo. Depois do uso, o consumidor deve tirar o produto da tomada e deixar esfriar totalmente. 

Como retirar as migalhas da torradeira? 

A limpeza deve começar pela bandeja de migalhas que fica na parte de baixo. Ela deve ser retirada e esvaziada no lixo. Depois, lavada em água corrente com esponja e detergente neutro. Caso a bandeja esteja muito engordurada, deve-se usar água quente. 

Pode bater a torradeira de cabeça para baixo? 

Na hora da limpeza, o consumidor deve procurar por outras partes removíveis, como grades. Alguns modelos possuem grades específicas para croissants e outros pães que podem ser desencaixadas. Assim, o modo de limpeza dessas partes deve seguir o mesmo procedimento anterior. Depois disso, o produto deve ser virado de cabeça para baixo e sacudido para que os restos de pão que não foram para o coletor possam cair também. Mas sacuda devagar para evitar danos