Saiba quem pode fazer conta corrente e como funciona

Saiba quem pode fazer conta corrente e como funciona

Descubra tudo sobre conta corrente, como serviços, tipos disponíveis e diferenças com outras modalidades. Conheça seus direitos e saiba como abrir ou fechar sua conta.

A conta corrente pode facilitar a sua vida financeira, pois permite que você realize diversas operações bancárias, como pagamentos, transferências, depósitos, saques e investimentos. Mas você sabe o que é conta corrente, quais são os serviços oferecidos por ela, quais são os tipos disponíveis e quais são as diferenças entre conta corrente e outras modalidades de conta?

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Neste artigo, vamos explicar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Veja também tudo que você precisa saber para abrir ou fechar a sua conta corrente, além de informações importantes sobre os seus direitos como consumidor de serviço bancário. Acompanhe!

O que é conta corrente? 

Conta corrente é um tipo de conta bancária que permite movimentar o seu dinheiro de forma prática e segura. Ao abrir uma conta corrente, você recebe um cartão de débito, que em alguns casos pode ter também a função crédito, e um talão de cheques, que podem ser usados para realizar transações. Além disso, você pode acessar a sua conta pela internet ou pelo aplicativo do banco, o que facilita o seu controle financeiro.

Quais são os serviços oferecidos pela conta corrente?

A conta corrente é muito usada pelos consumidores porque oferece diversos serviços para seus clientes, tais como:

  • Saques em caixas eletrônicos ou agências bancárias;
  • Depósitos em dinheiro ou cheque;
  • Transferências entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes (DOC ou TED);
  • Pagamentos de boletos, contas de água, luz, telefone, impostos e outras contas;
  • Consulta de saldo e extrato;
  • Aplicação e resgate de investimentos;
  • Contratação de crédito pessoal, cheque especial, cartão de crédito e outras modalidades de crédito;
  • Recebimento de salário, aposentadoria e pensão;
  • Recebimento e envio de valores por meio do Pix.

No entanto, alguns desses serviços podem ter custos para o cliente, como tarifas ou juros. Por isso, é importante conhecer as condições do seu banco e do seu pacote de serviços antes de contratar uma conta corrente.

É importante saber que os clientes de conta corrente têm direito a um pacote básico gratuito de serviços essenciais, conforme a Resolução N° 3.919/10 do Banco Central do Brasil (Bacen). Ele inclui:

  • Fornecimento de cartão com função débito;
  • Realização de até quatro saques por mês;
  • Realização de até duas transferências entre contas da mesma instituição por mês;
  • Fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação dos últimos trinta dias por mês;
  • Realização de consultas de saldo ilimitadas pela internet;
  • Fornecimento anual do extrato consolidado com as tarifas cobradas.

Dica: Empréstimo consignado: o que é e quem pode fazer?

Quais são os tipos de conta corrente?

Existem diferentes tipos de conta corrente que atendem a vários perfis e necessidades dos clientes. Veja a seguir quais são eles:

Conta corrente gratuita

Esse tipo de conta corrente não cobra nenhuma tarifa ao cliente, mas também oferece apenas os serviços essenciais previstos na Resolução N° 3.919/10 do Bacen. É uma opção para quem não precisa usar muitos serviços bancários ou prefere economizar nas tarifas.

Conta corrente com mensalidade

Já esse outro tipo de conta cobra uma tarifa mensal do cliente em troca de um pacote de serviços menos limitado. É uma opção para quem usa muitos serviços bancários e deseja mais comodidade e praticidade.

Conta corrente conjunta

Essa conta corrente pode ser aberta por duas ou mais pessoas que tenham algum vínculo entre si, como casais, parentes ou sócios. Nesse caso, todos os titulares da conta podem ter acesso aos recursos e aos serviços da mesma forma.

Conta corrente estudantil 

Este tipo de conta corrente é destinado aos estudantes universitários ou de cursos técnicos. Ela pode oferecer algumas vantagens para esse público, como isenção ou redução das tarifas, limite maior no cheque especial e cartão de crédito com anuidade gratuita.

Conta corrente para pessoa jurídica

Por fim, a conta corrente é destinada às empresas ou aos profissionais liberais que precisam movimentar o dinheiro relacionado às suas atividades comerciais. Ela oferece alguns benefícios para esse público, como acesso a linhas de crédito específicas, emissão de boletos e cobranças, gestão de folha de pagamento, entre outros serviços.

Chega de ter dor de cabeça com consumo. Associado PROTESTE tem acesso ilimitado ao serviço de defesa do consumidor. Clique agora!

Quais são as diferenças entre conta corrente e conta poupança?

A conta corrente e a conta poupança possuem algo em comum: o armazenamento do dinheiro em uma conta bancária. Mas você sabe quais são as diferenças entre essas duas modalidades de conta?

Saiba que a conta poupança é um tipo de conta bancária que também permite a movimentação do seu dinheiro, mas tem como principal objetivo a formação de uma reserva financeira. Ao depositar o seu dinheiro na conta poupança, você recebe uma remuneração mensal baseada na Taxa Selic e na Taxa Referencial (TR).

No entanto, as principais diferenças entre a conta corrente e a conta poupança são:

  • Há mais serviços e opções de investimento na conta corrente do que na conta poupança;
  • Tarifas e juros só podem ser cobrados na conta corrente, referentes a esses serviços que a poupança não possui;
  • A poupança possui rendimento atrelado a indicadores fixos, enquanto que a conta corrente possui diversas opções de rendimento que variam de acordo com o tipo de investimento.

Quais são as diferenças entre conta corrente e conta salário?

Mas e quanto a conta salário? Será que tem diferença? A conta salário é um tipo de conta bancária que é aberta pelo empregador para depositar o salário do empregado. Ela não pode ser usada para outras finalidades, como depósitos ou transferências. O cliente pode sacar o seu salário integralmente ou transferi-lo para outra conta de sua preferência.

Confira a seguir as principais diferenças entre a conta corrente e a conta salário:

  • O consumidor pode escolher o banco que quiser ao abrir uma conta corrente, mas é o empregador que escolhe o banco conveniado com a empresa para abrir a conta salário;
  • Na conta corrente, o consumidor tem acesso a diversas operações bancárias, sendo que na conta salário só é possível fazer saques e transferências do salário;
  • Tarifas e juros, em regra, só podem ser cobrados ao cliente na conta corrente, na conta salário essas cobranças são isentas.

Dica: Conheça as regras do financiamento e faça um bom negócio

Existe diferença entre conta corrente de banco tradicional e banco digital?

Com o crescimento dos bancos digitais, é comum dúvidas sobre as diferenças entre abrir uma conta corrente em um banco tradicional e em um banco digital. Saiba que a principal diferença entre a conta corrente de banco tradicional e banco digital é que as instituições tradicionais possuem agências físicas, enquanto bancos digitais operam apenas pela internet ou pelo aplicativo. Confira a seguir quais são as vantagens e as desvantagens de cada opção de banco:

Banco digital

As vantagens da conta corrente de banco digital incluem maior praticidade e agilidade nas transações, maior segurança nas operações, redução ou isenção das tarifas bancárias e maior rentabilidade, dependendo das modalidades de investimento disponíveis. No entanto, as desvantagens são a falta de atendimento presencial, dependência da internet para acessar a conta e dificuldade para realizar depósitos em dinheiro.

Banco tradicional

Por outro lado, o banco tradicional tem vantagens como a possibilidade de atendimento presencial, maior variedade de produtos e serviços e a facilidade para realizar depósitos em dinheiro. Mas também conta com algumas desvantagens, como menor praticidade e agilidade nas transações e cobrança de tarifas, que costumam ser mais altas.

Vale destacar que os bancos tradicionais já possuem serviços digitalizados, assim como os bancos digitais. Por isso, é importante consultar as características de cada instituição financeira.

Como abrir uma conta corrente?

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de conta, saiba que para abrir uma conta corrente, você precisa ter mais de 18 anos ou ser emancipado. Além disso, você precisa apresentar os seguintes documentos ao banco:

  • Documento de identidade (RG, CNH ou passaporte);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de residência (como conta de água, luz, telefone ou correspondência bancária);
  • Comprovante de renda (como holerite, extrato bancário ou declaração do Imposto de Renda).

É possível que as instituições financeiras solicitem mais ou menos documentos. Isso porque é obrigação delas verificar e validar a identidade e a qualificação dos titulares da conta, assim como as informações fornecidas pelo consumidor.

No caso de uma conta digital, você precisará também de um smartphone com conexão com internet para preencher seus dados, enviar as fotos dos seus documentos e também a sua foto, algo que é muito solicitado para abrir uma conta em bancos digitais.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Como fechar uma conta corrente?

Se você não gostar da sua do serviço do seu banco, há a opção de encerrar a sua conta corrente. Para isso, você precisa seguir alguns passos:

  • Zerar o saldo da sua conta, resgatando os seus investimentos e pagando as suas dívidas;
  • Solicitar o encerramento da sua conta ao banco, por meio de um formulário específico ou pelo aplicativo;
  • Guardar o comprovante do encerramento da conta.

Saiba que a sua conta corrente pode ser fechada a qualquer momento, sem custo ou multa. No entanto, é importante verificar se não há nenhuma pendência ou cobrança futura atrelada à sua conta, como tarifas, juros, impostos ou serviços contratados.

Vale a pena ter uma conta corrente?

Sabendo de todas essas informações, será que vale a pena ter uma conta corrente? Esse tipo de conta pode valer a pena para quem precisa realizar operações bancárias com frequência e deseja ter mais facilidade e segurança para movimentar o seu dinheiro. Além disso, ter uma conta corrente pode ajudar você a organizar as suas finanças, a planejar os seus gastos e a investir o seu dinheiro.

No entanto, para que a conta corrente seja vantajosa, é preciso escolher bem o tipo de conta que mais se adequa ao seu perfil e às suas necessidades. Também é preciso comparar as condições dos diferentes bancos, como tarifas, juros, rendimentos, serviços e atendimento.

Dica: Saiba como aumentar seu score de crédito

Conheça os seus direitos como consumidor de serviços bancários

Como você viu neste artigo, a conta corrente pode trazer benefícios para a sua vida financeira. Mas você sabe quais são os seus direitos como consumidor de serviços bancários? Você sabe como reclamar se tiver algum problema com o seu banco?

Muitos consumidores sofrem com cobranças indevidas, taxas abusivas, serviços não solicitados, fraudes e golpes envolvendo serviços bancários. Por isso, é fundamental conhecer e exercer os seus direitos como consumidor.

Para isso, você pode contar com a ajuda da PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina. A PROTESTE leva informação de qualidade por meio de conteúdos que ajudam os consumidores a compreenderem seus direitos e deveres em relações de consumo. Você pode ter acesso a esses artigos por meio do nosso canal do Telegram e do App PROTESTE, para saber mais sobre direitos do consumidor, educação financeira, tecnologia, saúde e bem-estar.

A PROTESTE também oferece diversos serviços para proteger e orientar os consumidores, tais como:

  • Reclame: canal de envio de reclamações de consumo (a mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta chega na própria plataforma);
  • Intervenção extrajudicial: intervenção dos especialistas da PROTESTE em relação ao problema de consumo;
  • Testes comparativos: análise imparcial e independente dos principais produtos e serviços do mercado;
  • Auxílio de especialistas: atendimento exclusivo para tirar dúvidas e receber orientações sobre os seus direitos.

Ao se tornar um associado da PROTESTE, você tem acesso completo a todos esses serviços. Além de outros benefícios, como descontos em lojas parceiras que permitem economizar em produtos e serviços, acesso a Revista PROTESTE com conteúdo exclusivo mensalmente, cursos online gratuitos e muito mais.

Não perca tempo e se torne um associado da PROTESTE agora mesmo. Clique aqui e aproveite nossos benefícios.