Sisu 2024 abre inscrições nesta segunda-feira (22); veja novas regras

Sisu 2024 abre inscrições nesta segunda-feira (22); veja novas regras

Pela primeira vez, o Sisu terá uma edição única, abrangendo a seleção para ambos os semestres letivos de 2024

As inscrições para o Sisu 2024, programa do Ministério da Educação para ingresso em universidades públicas, iniciaram hoje e seguem até quinta-feira. Este ano, o Sisu terá apenas uma edição em janeiro, eliminando a seleção que ocorria no meio do ano. As regras para cotas também foram alteradas.

Pela primeira vez, o Sisu terá uma edição única, abrangendo a seleção para ambos os semestres letivos de 2024. As inscrições ocorrem de 22 a 25 de janeiro, com resultados da primeira chamada em 30 de janeiro e matrículas de 1º a 7 de fevereiro. Candidatos podem manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Para participar, os alunos devem ter feito o Enem 2023 e obtido nota acima de zero na redação, sendo que treineiros não são aceitos. A escolha do semestre de entrada fica a cargo da universidade, baseada na ordem de classificação dos candidatos.

Ao se inscrever, o candidato pode escolher até duas opções de curso ou universidade, alteráveis até o encerramento das inscrições em 25 de janeiro. A seleção considerará as opções marcadas até 25h59 do último dia de inscrição.

Houve mudanças nas cotas, onde todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Aqueles que não atingirem a nota nesta modalidade e se enquadrarem nos critérios de cotas competirão posteriormente por essas vagas. O Sisu 2024 disponibilizará um total de 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior, sendo a UFRJ a líder com 9.240 vagas. As informações são do G1.