Selos: confiança e transparência

Selos: confiança e transparência

Os selos são garantia de que empresas oferecem qualidade e segurança, o que facilita a decisão de compra do consumidor. Confira o artigo completo da Head de Informacoes e servicos da PROTESTE, Roberta Maia, sobre os selos.

Quando nós, da PROTESTE, realizamos um teste de produto, serviço ou alimento, colocamos em evidência o valor percebido pelo cliente àquela entrega. Mas o que é valor? É uma promessa relativa à experiência que o cliente pode esperar da oferta que a empresa faz ao mercado. Ele engloba custos e benefícios, tais como desempenho, segurança, facilidade de uso, sabor, design, entre outros. Empresas centradas no cliente estão cada vez mais preocupadas em entregar e comunicar os valores de sua marca aos consumidores. Este movimento crescente, que atende pelo elegante nome em inglês de Customer Centricity, acabou gerando uma demanda natural pela criação e licenciamento dos selos PROTESTE em 2018: Melhor do Teste, Excelente Escolha, Mais Barato e Testado e Aprovado.

De lá para cá, marcas importantes adotaram os nossos selos para reforçar valores aos seus clientes. Mais do que isso, ao associarem-se a uma organização que há 20 anos orgulha-se da sua independência e excelência nas entregas, esses fornecedores legitimam o seu compromisso de respeito aos consumidores para além das exigências legais. Samsung, Minuano, Carrefour, Qualitá, Copra, Emma Colchões, Kalipto, Rochedo e Atlas são alguns casos de sucesso que ilustram que investir em qualidade é a melhor forma de garantir os direitos dos consumidores e a tão desejada fidelidade.

Várias pesquisas a respeito do comportamento do consumidor mostram a crescente busca por transparência nos processos e formas de produção. Empresas que têm propósitos claros podem superar de 5% a 7% o mercado, crescendo mais rapidamente e com maiores lucros, segundo dados da Harvard Business Review. E cada vez mais valorizamos provas sociais, via recomendações e certificações de produtos e serviços.

Os consumidores ficaram mais exigentes neste momento atípico, em que a vida de todos foi afetada pela crise mundial da saúde e da economia. Cresceram a insegurança financeira, a infidelidade às marcas, a convivência doméstica, a preocupação com os impactos socioambientais nas escolhas de consumo, além da já tão falada imersão ao universo digital.

E o que os selos têm a ver com tudo isso? Eles são uma garantia importante de que as empresas oferecem algo que “vale quanto pesa”; algo que possui segurança e qualidade e suporta as necessidades de consumo. Os selos também facilitam o processo de decisão de compra em um mercado saturado de opções e marcas. Portanto, quando você se deparar com a marca PROTESTE em um produto ou alimento, pode confiar que ele foi submetido a um rigoroso teste laboratorial e que apresentou qualidade superior aos concorrentes (Melhor do Teste) ou foi muito bem avaliado (Excelente Escolha).

Compramos os produtos de forma anônima e independente – não aceitamos amostras grátis de fabricantes. Cada categoria é avaliada em uma série de itens que são divulgados aqui, em nossa revista PROTESTE, tais como desempenho, versatilidade, facilidade de uso, manual, rótulo, além do preço, claro.

Aliás, em alguns estudos, o nosso foco é o preço e não a qualidade e, assim, elegemos o Mais Barato. Produtos que não foram contemplados em algum teste comparativo também podem passar por avaliações sob demanda e, caso apresentem bom desempenho, recebem o selo Testado e Aprovado.

Nós, da PROTESTE, fazemos questão de atuar em todas as etapas da jornada do consumidor, com grande atenção ao momento da escolha. A qualidade de uma oferta é claramente a chave para que marcas criem valor, satisfaçam seus clientes e reduzam prejuízos com queixas e judicializações. Aos consumidores, caso a experiência não tenha sido a melhor, saibam que nosso RECLAME (proteste.org.br/reclame) e nossos especialistas em defesa do consumidor estão a postos. E este é o grande diferencial da maior organização de consumidores da América Latina. Estamos há 20 anos juntos dos nossos associados no ciclo completo de suas decisões de compra.

 

*Artigo publicado originalmente na revista Proteste 214, do mês de julho de 2021.

Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt