Selic a 12,75%: como a queda na taxa de juros afeta sua vida?
O reajuste dá sequência aos cortes iniciados em agosto e causa mudanças positivas no bolso do consumidor
O Banco Central anunciou uma nova queda na taxa básica de juros, a Selic passou de 13,25% para 12,75% ao ano. Apesar de os juros continuem altos, o reajuste dá sequência aos cortes iniciados em agosto e causa mudanças positivas, segundo o UOL.
A seguir, veja como a redução da Selic pode impactar o seu bolso no médio e longo prazo:
1. Crédito mais barato
Cortes na Selic se refletem em crédito mais barato, o que impulsiona o consumo. Quando a Selic cai, diminui também o custo de empréstimos e financiamentos.
2. Mais investimentos e empregos
Com a queda da Selic, empresários ficam mais dispostos a correr riscos para crescer e, consequentemente, gerar empregos.
3. Aumento da renda média
Com as empresas mais propensas a investir e contratar mais, a renda média da população também aumenta.
4. Menos gastos do governo
Juros menores diminuem gastos do governo com a dívida pública. Segundo indicadores do Banco Central, cada 1% da Selic representa um acréscimo de quase R$ 36 bilhões para a dívida pública do país.
5. Mudanças nas carteiras de investimentos
Cortes nos juros ajudam a impulsionar a Bolsa. A redução dos juros torna menos atrativos os investimentos em renda fixa, como CDB e LCI, o que pode gerar uma “migração” para ativos mais arriscados, como as ações.
Apesar das mudanças, os impactos mais visíveis podem levar algum tempo. Economistas estimam que os primeiros efeitos da queda da Selic podem levar de seis a nove meses para serem sentidos.