Seguros de vida cobrem Covid-19?

Seguros de vida cobrem Covid-19?

Em casos de pandemia, algumas seguradoras não oferecem cobertura. Seu seguro de vida cobre infecções por coronavírus?

Normalmente, as seguradoras não oferecem cobertura para casos de morte ou invalidez, decorrentes de situações de pandemia, como vivemos atualmente com o novo coronavírus. A razão é o alto risco desse cenário. Você sabe se o seu seguro de vida cobre Covid-19?

No Brasil, em abril, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) divulgou que 23 seguradoras já haviam passado a incluir essa cláusula em suas apólices.

“Vale destacar que isso não é obrigação da seguradora. Contudo, o mercado vem se mobilizando neste momento único e delicado, com o objetivo de garantir ao menos a proteção financeira daqueles que perdem seus entes queridos em função da pandemia”, destacou Rodrigo Alexandre, especialista da PROTESTE.

Os seguros de vida, e quaisquer outros ramos que possuem algum tipo de cobertura de morte, costumam em regra, excluir a cobertura para riscos de epidemias e pandemias.

Quer um seguro que tenha cobertura durante a pandemia? Conheça nossa parceria.

Por que seguros não cobrem situações de pandemia?

As coberturas de seguro são calculadas para os casos de riscos previsíveis. Diante de uma pandemia, não há como estimar o potencial de risco. O mesmo ocorre no caso de catástrofes naturais. Em tais situações, não é possível precificar o seguro e calcular o prêmio.

No entanto, diante do agravamento da pandemia e consequente aumento de mortes decorrentes do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a se preocupar com a cobertura de suas apólices. Afinal, embora seja uma situação que ninguém deseja enfrentar, saber que a família será amparada é tranquilizador.

Vale destacar que além de seguros de vida, outros tipos de apólice, como seguros viagem ou aqueles que garantem o pagamento de prestações em caso de desemprego, incapacidade ou falecimento também têm a mesma cláusula de exclusão.

“Os seguros de vida, e quaisquer outros ramos que possuem algum tipo de cobertura de morte, costumam em regra, excluir a cobertura para riscos de epidemias e pandemias”, explicou Rodrigo.

“No entanto, grandes seguradoras optaram por ignorar a cláusula de exclusão de pandemia nos seguros de vida, e pretendem indenizar os beneficiários das apólices dos titulares que faleceram em função da Covid-19”, ressaltou o especialista da PROTESTE.

Contrate um seguro de vida com a chancela da PROTESTE.

Como saber se meu seguro de vida cobre Covid-19?

Vale conferir quais as entidades já divulgaram publicamente sua intenção de fazer o pagamento no caso de falecimento por Covid-19. Se a sua seguradora não estiver na lista, é importante entrar em contato e esclarecer todas as dúvidas.

covid 19
Algumas apólices, por exemplo, também oferecem coberturas para doenças que possam incapacitar, temporariamente, o titular. No entanto, não está claro se existirá cobertura em caso de incapacidade decorrente do coronavírus.

Para que a cobertura não esteja, de fato, prevista na apólice, é fundamental que a informação seja clara e as todas as cláusulas de exclusão estejam destacadas no contrato, conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.

Se você tem dúvidas sobre o seu seguro de vida, o serviço de defesa do consumidor da PROTESTE pode ajudar a entender melhor a apólice e a buscar os seus direitos. E se quiser fazer um novo seguro de vida, não deixe de conferir a nossa parceria, que tem apenas 30 dias de carência na faixa etária até 55 anos.

Já pensou em ter um seguro de vida, mas acha que é caro?

Temos um plano que cabe no seu bolso.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO arrow_right_alt