Seguro prestamista: o que você precisa saber antes de contratar

Seguro prestamista: o que você precisa saber antes de contratar

Desatenção ao assinar a apólice pode comprometer seus direitos e dificultar o recebimento da cobertura

Ao contratar um seguro prestamista, você precisa redobrar a atenção para garantir seus direitos e a efetividade da cobertura. Toda promessa feita pela seguradora – seja em anúncios, panfletos, comerciais ou canais digitais – tem valor legal. Isso significa que qualquer benefício divulgado deve ser cumprido exatamente como apresentado.

Propaganda enganosa é passível de reparação

Se a seguradora oferecer condições diferentes daquelas veiculadas na publicidade, o consumidor pode estar diante de uma propaganda enganosa. Nesse caso, a legislação garante o direito à reparação, além da exigência do cumprimento da oferta original.

Caso perceba alguma discrepância entre o prometido e o contratado, o cliente não deve hesitar em buscar apoio jurídico ou acionar órgãos de defesa do consumidor.

Leia, questione e compreenda cada cláusula

Antes de assinar qualquer contrato, é essencial que o consumidor leia toda a apólice com atenção. Verifique os valores das coberturas, as exclusões, os procedimentos para acionar a indenização e os documentos exigidos. Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas com o corretor ou representante da seguradora – transparência é um direito seu.

Outro aspecto importante é entender o prazo de carência. Esse é o período durante o qual o seguro ainda não cobre determinados eventos. Conhecer essa informação evita frustrações caso um sinistro ocorra logo após a contratação.

Contratação consciente é garantia de tranquilidade

Uma contratação bem informada evita surpresas desagradáveis no futuro. Ao adotar uma postura crítica, cuidadosa e proativa, você protege seus interesses e garante o acesso à cobertura quando mais precisar. Um contrato bem compreendido vale tanto quanto a apólice em si.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria completa da Proteste. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.