Seguro do carro: confira as dicas na hora de contratar

Seguro do carro: confira as dicas na hora de contratar

Deixar vencer o seguro do carro, além de reduzir pontos de seu bônus, é um grande risco; confira as dicas para contratar um plano com o melhor custo-benefício!

Todo mundo sabe que um seguro de carro em dia garante tranquilidade ao condutor, pois até mesmo um pequeno acidente, sem vítimas, poderá causar grandes transtornos.

Porém, para contratar um seguro que atenda às suas necessidades, com economia, é essencial conhecer alguns detalhes, como os critérios usados pelas seguradoras para calcular os valores das apólices e os diferenciais de cada modalidade de seguro.

Acompanhe as nossas dicas para fazer a cotação em uma seguradora renomada, de acordo com a sua necessidade.

O que considerar ao contratar o seguro do carro?

Embora o Ministério da Justiça e Segurança Pública tenha registrado queda nas estatísticas de roubos (- 27,5%) e furtos (- 11,1%) de veículos em 2019, a quantidade de ocorrências ainda é elevada, especialmente nos grandes centros urbanos.

Além do cenário nacional, há outros fatores que contribuem para formação de preços dos seguros, como:

  • cobertura escolhida;
  • preço do veículo;
  • tipo de franquia escolhida;
  • permanência (ou não) em garagem fechada ou protegida;
  • indicadores de risco, que incluem desde a região de circulação até características do condutor.

Quais são os principais critérios considerados na cotação do seguro?

Tipo de cobertura e franquia

Franquia é o valor mínimo que você paga ao utilizar o seguro. Existem vários tipos de franquia, como a básica e a reduzida (que encarece o valor do seguro), entre outras. Já as coberturas podem ter diferenças como os sinistros cobertos, danos a terceiros, acidentes pessoais e até pequenos reparos (inclusive na residência do titular do seguro).

Nível de risco

Localidades com maior ocorrência de sinistros costumam representar mais riscos para as seguradoras, resultando no aumento do custo da apólice. Marca e o modelo do veículo também influenciam, pois existem alguns que são mais visados por criminosos.

Perfil de uso

Se você trabalha em home office ou usa com frequência o transporte público para se deslocar, certamente o veículo corre menos riscos. Dessa forma, a tendência é de que o preço do seguro seja menor. Ao contrário, supondo que o carro seja utilizado para serviços como os de aplicativos (Uber e afins), o valor será maior.

Características do condutor

Cada usuário possui um perfil, que é calculado por meio de um sistema de pontos. Esses pontos são computados, normalmente, com base nos sinistros registrados e algumas características, como idade, sexo, renovação dos seguros, dentre outros critérios criados por cada seguradora.

Assim, apesar de algumas exceções, para algumas seguradoras os seguros de adultos jovens ou com menor tempo de habilitação tendem a ser mais caros, porque alegam que esse grupo costuma ser menos cuidadoso.

Por isso, recomendamos pesquisar e comparar os preços antes de optar por um seguro.

Como cotar o seguro auto?

É importante entender que qualquer inconsistência nas informações prestadas pode comprometer a prestação de serviços da seguradora.

Por exemplo, se na apólice consta que o condutor principal é uma mulher na faixa dos 40/50 anos, mas o sinistro acontece quando o seu filho de 18, recém-habilitado, está guiando, provavelmente haverá problemas no ressarcimento.

Por esse motivo, todos os dados devem ser informados corretamente à seguradora no momento da contratação. Além disso, antes de contratar, é fundamental buscar informações sobre o atendimento e serviços prestados pela empresa, seja em redes sociais, seja em órgãos de defesa do consumidor.

Quer ajuda para selecionar um seguro com melhor custo-benefício e ainda decidir sobre serviços opcionais, como carro reserva ou valores de cobertura de danos a terceiros? Então, consulte a ferramenta de comparação da PROTESTE! Com preenchimento bastante simples e objetivo, o comparador é gratuito e totalmente online. Com ele, você poderá economizar significativamente em sua apólice!

Contratação online com cobertura de roubo, furto e colisão com os melhores valores do mercado. Não saia de casa sem seguro arrow_right_alt