São Paulo inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Novo documento substituirá o RG a partir de 1º de julho de 2024, unificando a identificação pelo número do CPF
A partir de 1º de julho de 2024, o estado de São Paulo passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no lugar do Registro Geral (RG). A nova identidade terá apenas o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação.
O RG antigo ainda será válido até 28 de fevereiro de 2032. Para emitir a CIN, é necessário agendar um horário no Poupatempo pelo aplicativo.
A nova carteira possui um QR Code para autenticação e verificação de perda ou furto, além da versão digital disponível no app GOV.BR. O documento é emitido em papel de segurança ou cartão de policarbonato e segue o padrão internacional MRZ, utilizado em passaportes.
A unificação do RG com o CPF visa diminuir as chances de fraude, pois antes era possível ter um RG diferente em cada estado, além do CPF.
A primeira via da CIN e as renovações, tanto em papel quanto digital, são gratuitas. Para emitir a nova identidade, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento (física ou digital). As informações são do G1.