Saiba como escolher sua geladeira

Saiba como escolher sua geladeira

Entenda o que observar na hora de comprar uma geladeira e quais funções podem fazer a diferença no seu dia a dia.

A geladeira é um item essencial no dia a dia de qualquer pessoa ou família, não apenas por ser considerável um produto de consumo durável, ou seja, criado para ter uma longa vida útil, mas também porque é utilizado para a conservação de alimentos, uma função essencial para nossa vida.

Esse eletrodoméstico está presente em 98,1% dos domicílios brasileiros, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cada lar pode ter sua necessidade particular relacionada à geladeira, já que a escolha do modelo ideal vai depender de fatores como:

  • Quantidade de pessoas que usarão a geladeira;
  • Capacidade financeira de quem vai comprar o eletrodoméstico;
  • Espaço da casa em que a geladeira vai ficar;
  • Como é o trajeto até o eletrodoméstico ser entregue (se há escadas, elevador, ou largura de portas, por exemplo).

reclame

Por isso, é essencial entender como escolher a geladeira mais adequada às suas necessidades e, também, ao seu bolso. Dessa maneira, você evita se arrepender da compra após a entrega, o que pode trazer transtornos com a troca do produto.

Entenda o que observar na hora de comprar uma geladeira pela primeira vez ou substituir o eletrodoméstico, quais funções podem fazer a diferença na sua rotina e as novidades relacionadas a esse eletrodoméstico.

Como escolher a geladeira ideal?

Os modelos disponíveis no mercado possuem diversas características que atendem aos mais variados perfis de consumo. Quanto maior o tamanho, a quantidade de recursos e mais atual for a tecnologia, mais cara tende a ser.

Conheça os modelos de geladeira conforme a função de cada recurso para escolher o eletrodoméstico que possui as funcionalidades desejadas para a sua casa.

Degelo 

O degelo é o processo de descongelamento das paredes do congelador/freezer que, por causa das baixas temperaturas, pode formar crostas de gelo que aumentam de espessura ao longo do tempo. Isso pode atrapalhar o fechamento de portas e funcionamento do congelador ou geladeira, por isso é importante fazer o degelo. Esse processo pode ser feito de forma manual ou automática.

Degelo manual

Com o degelo manual, é preciso desligar a geladeira sempre que a camada de gelo atinge um determinado tamanho, geralmente de 1 cm. Com ela desligada, o gelo irá derreter e será necessário retirar a água.

Degelo semiautomático

O degelo semiautomático ou seco traz um botão na geladeira que permite desligar apenas o freezer, mantendo o refrigerador em funcionamento. A água do derretimento é direcionada para um compartimento na parte de trás, de onde será evaporada ou pode ser descartada.

Cycle Defrost

Com o degelo Cycle Defrost, demora mais tempo para que a crosta de gelo seja formada no congelador, por isso é necessário realizar o processo apenas duas vezes ao ano. Mas ainda é necessário fazer o degelo, similar ao seco semiautomático.

Frost Free

Por fim, as geladeiras Frost Free não formam crostas de gelo no freezer, já que possuem sistemas de circulação de ar que evitam o acúmulo nas paredes. Dessa maneira, não é preciso se preocupar com nada relacionado ao degelo com esse modelo.

Dica: Troca de produtos: quais são os direitos do consumidor?

Tamanho

O tamanho é outro item importante a ser avaliado na escolha da geladeira, tanto para avaliar se o eletrodoméstico cabe no espaço da cozinha designado quanto para entender como ele chegará até o local escolhido (se cabe em elevadores ou pode passar por portas, por exemplo).

O tamanho é avaliado pela capacidade interna do eletrodoméstico, que é medida em litros.

Baixa capacidade (até 300 litros)

As geladeiras de baixa capacidade são ideais para pessoas que moram sozinhas ou famílias que não fazem muitas compras ou realizam poucas refeições em casa, sendo necessárias apenas para armazenar poucos itens.

Média capacidade (de 300 a 500 litros)

As geladeiras de média capacidade são indicadas para famílias de 3 a 4 pessoas, que costumam guardar mais alimentos no eletrodoméstico ou preparar mais refeições e, por isso, precisam de mais espaço para armazenar alimentos na geladeira e no congelador.

Alta capacidade (a partir de 500 litros)

As geladeiras de alta capacidade são ideais para famílias maiores ou lares com mais de 4 moradores e que, por isso, devem ter espaço suficiente para armazenar alimentos, potes ou outros itens grandes que devem ser mantidos sob refrigeração.

Porta

A porta também é outro item que deve ser analisado na hora de comprar uma geladeira. Existem diferentes opções, cada uma mais adequada para um determinado perfil.

Uma porta

As geladeiras de uma porta são frequentes em modelos de baixa ou média capacidade e têm o freezer em seu interior, sendo que ele é separado do refrigerador por uma gaveta ou porta própria. 

Geladeira uma porta

Duplex 

Os modelos duplex têm duas portas: uma menor, na parte superior e onde fica o congelador, e outra maior, destinada para o refrigerador e fica localizada na parte inferior. Esse modelo está presente em geladeiras maiores e é uma das opções mais escolhidas pelos consumidores.

Geladeira duplex

Inverse 

Uma geladeira Inverse é aquela que possui duas portas, porém a porta do freezer fica localizada na parte inferior do eletrodoméstico, o que pode facilitar o acesso a alimentos congelados, por exemplo. O refrigerador é aberto pela porta de cima.

Geladeira inverse

Side by side

O modelo de geladeira side by side conta com duas portas de tamanho igual na posição vertical, sendo uma delas para o refrigerador e outra para o congelador. É comum em geladeiras de alta capacidade e ideal para quem utiliza o freezer com frequência.

Geladeira side by side

French door inverse 

O modelo french door inverse possui 3 portas, sendo duas verticais para o refrigerador e uma, na parte inferior, para o congelador. É comum em modelos de alta capacidade, já que permite armazenar muitos alimentos.

Geladeira french door inverse

Design

O design também é importante para escolher a geladeira mais adequada ao que você precisa, tanto para combinar com a decoração da cozinha, quanto para escolher o material com mais qualidade para o local em que a geladeira será utilizada.

Acabamento inox 

Os modelos em inox são mais duráveis, já que o aço inoxidável não amarela, descasca ou enferruja com facilidade. Por isso, geralmente também são os modelos mais caros.

banner

Linha branca 

A geladeira branca é um dos modelos mais comuns e está presente em diferentes tipos de geladeira. Apesar de mais barato do que modelos de inox, pode amarelar, descascar ou enferrujar com mais facilidade.

Funcionalidades 

As funcionalidades da geladeira também contam para além do seu objetivo principal de manter alimentos resfriados e congelados. Algumas podem ser úteis e facilitar o dia a dia.

Painel externo 

O painel externo faz com que seja possível definir funções de refrigeração sem a necessidade de abrir a geladeira, o que pode ajudar na economia de energia.

Dica: 10 dicas para economizar com os gastos em casa

Alerta de porta aberta 

As geladeiras que contam com o alerta de porta aberta emitem um som quando o eletrodoméstico não está com a porta fechada por muito tempo, o que evita gastar energia e garante mais eficiência no funcionamento.

Ajuste de temperatura

O ajuste de temperatura permite controlar em quantos graus o refrigerador será mantido e, geralmente, as geladeiras com painel externo já contam com esse recurso. Alguns eletrodomésticos permitem controlar a temperatura do freezer de forma separada do congelador.

Dispenser de água e gelo

O dispenser de água e gelo faz com que não seja necessário abrir a porta do eletrodoméstico para pegar esses itens, o que traz mais praticidade e economia.

Iluminação interna 

A iluminação interna ajuda na visibilidade do refrigerador e traz economia de energia quando fabricada com LED, assim você visualiza tudo o que está na geladeira com mais facilidade.

Compartimento extra-frio 

O compartimento extra-frio é uma parte da geladeira voltada para resfriar itens que precisam de baixas temperaturas de armazenamento e que podem estragar se ficarem no refrigerador ou no freezer convencional.

Guia direitos do consumidor

Verifique o consumo de energia elétrica 

Verificar o consumo de energia também é essencial na escolha da geladeira ideal. Ele é indicado por meio da etiqueta Selo Procel, que traz 5 categorias de eficiência energética entre A (mais eficiente) e E (menos eficiente). Observe qual é a classificação do modelo que deseja comprar e escolha aquele com maior eficiência de energia.

Você conhece a tecnologia Inverter? 

A tecnologia Inverter utilizada nas geladeiras faz com que seu motor funcione de maneira mais eficiente e evita picos de energia que podem aumentar o consumo. Com o recurso, a geladeira consegue resfriar os alimentos mais rapidamente e mantém o fluxo de energia regulado. Estes modelos consomem menos energia do que os modelos tradicionais.

Você conhece as geladeiras smart?

As geladeiras smart são aquelas que podem funcionar conectadas à internet e, com isso, permitem o uso de recursos extras de conexão a aparelhos celulares, controle à distância, exibição de receitas em painéis e muito mais.

Assim como as televisões inteligentes, as geladeiras smart trazem diferenciais significativos relacionados à conectividade e estão presentes, por exemplo, em casas inteligentes, que conectam diversos eletrodomésticos e objetos à internet.

O conceito tem ganhado popularidade, porém os modelos com esses recursos digitais também possuem preço elevado.

Dica: Estorno no cartão de crédito: como funciona?

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Entender o que analisar na hora de escolher uma geladeira faz com que a compra seja mais assertiva e alinhada às necessidades da sua casa. Com informação, é possível escolher modelos com bom custo-benefício e que atendem a sua demanda.

Para ajudar você a saber tudo o que precisa sobre eletrodomésticos para escolher as melhores opções de acordo com seu objetivo, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realiza testes comparativos com produtos e serviços que fazem parte do seu dia a dia, a fim de levantar informações que ajudam na sua tomada de decisão. Nossos especialistas avaliam de eletrodomésticos a eletrônicos.

Se você tiver qualquer problema com algum fornecedor de produto ou serviço, envie sua reclamação para o canal Reclame. O seu caso é enviado diretamente para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta da sua solicitação chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de nossos especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Continue no SeuDireito para ler mais artigos sobre eletrodomésticos e direito do consumidor. Visite os blogs MinhaSaúde e ConectaJá para acompanhar as novidades sobre saúde e tecnologia.