Reclame gera reembolso de quase R$ 1 mil a consumidor

Reclame gera reembolso de quase R$ 1 mil a consumidor

Usuário do serviço que havia tido o reembolso de uma universidade negado obteve o ressarcimento do valor pago graças ao Reclame da PROTESTE.

Imagine você se matricular em um curso de graduação, pagar a matrícula, mas por uma impossibilidade financeira desistir de cursar a faculdade e, ao pedir reembolso, ter sua solicitação negada?

Foi o que aconteceu com José Prado Moreira, que usou o canal Reclame da PROTESTE, para expor a situação junto a uma empresa que oferece bolsas de estudo pela internet. Após a intervenção da associação de defesa do consumidor, José obteve um reembolso no valor de R$ 867,31. 

“Gostaria de agradecer pela presteza e cordialidade na resolução do meu caso junto à empresa e informar que já recebi a devolução do valor pago. Com a devolução da quantia pude quitar o meu aluguel em atraso há 6 dias”, contou José.


Os sites de bolsa de estudo ficaram muito populares nos últimos anos. Existem diversas opções no mercado, que podem trazer uma economia ao consumidor ao contratar um curso. No entanto, é preciso ficar atento aos detalhes dos contrato e ler os termos e condições de uso.

Os direitos do consumidor ao contratar cursos acadêmicos nesses sites são os mesmos caso o aluno resolva fazer a negociação diretamente com a instituição. “Neste caso, ocorreu uma condição atípica e imprevista, que modificou a situação de uma das partes do contrato. Em razão de onerosidade excessiva e do desequilíbrio da relação de consumo, o acordo foi revisado, com base no art. 6, V do Código de Defesa do Consumidor e arts. 478 e 479 do Código Civil”, explica Gustavo Vinhas, especialista da PROTESTE.

Como funciona o Reclame

Para reclamar com a ajuda na PROTESTE, basta acessar o site do serviços, e buscar pela empresa da qual deseja reclamar. Ao localizá-la, o consumidor deve selecioná-la e clicar em COMEÇAR. Caso a empresa não seja localizada, é possível cadastrá-la, informando os dados de contato, como nome e e-mail. 

Depois disso, preencha seus dados de identificação, descreva a reclamação e a solução desejada. Além disso, anexe documentos comprobatórios e escolha se quer que a reclamação seja pública ou privada. O envio de documentos é opcional, mas quanto mais comprovantes forem enviados, maior a chance de resolução. Depois do preenchimento, envie para a empresa que está sendo reclamada

O objetivo do canal é resolver problemas de consumo de forma amigável. Ou seja, evitando que os casos sejam levados à Justiça. Assim, os consumidores poderão ter seus casos resolvidos mais rápida e facilmente. As empresas, por sua vez, ao resolverem o problema do consumidor, evitam ser acionadas judicialmente.

Não consegue resolver seu problema de consumo? A PROTESTE pode te ajudar! RECLAME AGORA arrow_right_alt