Receita libera pesquisa do 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2025; saiba como fazer
Contribuintes já podem consultar o 4º lote do Imposto de Renda 2025 diretamente no site da Receita Federal
A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (22) a consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2025. O montante chega a R$ 2,9 bilhões e beneficia 1,8 milhão de contribuintes.
Os depósitos começam na sexta-feira (29). Quem não aparecer neste lote pode checar sua situação nos próximos pagamentos, que seguem até setembro.
Índice:
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2025
De acordo com o UOL Notícias, o contribuinte deve acessar o site oficial para verificar se tem valores liberados. O sistema pede CPF, data de nascimento e ano de exercício (2025).
Além disso, a plataforma atualiza os dados mensalmente. Se a restituição ainda não estiver disponível, o contribuinte encontrará a mensagem “em fila de restituição”. Esse status confirma que ele segue na ordem de pagamentos.
Quem vai receber no quarto lote do Imposto de Renda 2025

Receita Federal libera acesso à consulta do 4º lote do Imposto de Renda 2025 | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Segundo o órgão, a restituição contempla diferentes grupos. Idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério fazem parte da lista de prioridades. Também entram contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber via Pix.
Os números estão distribuídos assim: 13.515 restituições para maiores de 80 anos, 72.434 para quem tem entre 60 e 79 anos, 7.821 para pessoas com deficiência ou moléstia grave, 22.841 para profissionais do magistério, 312.915 para quem optou por Pix ou pré-preenchida e 1.454.509 para contribuintes sem prioridade.
Qual é o calendário da restituição do IR 2025
O calendário prevê cinco lotes de restituição. O primeiro saiu em 30 de maio, o segundo em 30 de junho e o terceiro em 31 de julho. O quarto lote será pago em 29 de agosto. O último está agendado para 30 de setembro.
Dessa forma, o processo garante organização e transparência. Ainda, facilita o planejamento financeiro de milhões de brasileiros que aguardam os valores.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.
