Real está entre as 10 moedas que mais desvalorizaram em 2024
Apesar da desvalorização, o real ainda se encontra em uma posição melhor do que em 2023
O real brasileiro se encontra entre as 10 moedas que mais perderam valor em relação ao dólar em 2024, segundo levantamento da Austin Rating. A desvalorização acumulada no ano chega a 9,5%, posicionando o real na 7ª colocação do ranking de 118 países.
Fatores que contribuem para a desvalorização:
A sinalização do Federal Reserve (Fed) de demorar no início do ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos fortalece o dólar. Isso porque juros mais altos no país americano aumentam a atratividade de investimentos em Treasuries, títulos públicos norte-americanos considerados os mais seguros do mundo.
A piora da balança comercial brasileira, com menor demanda internacional por produtos brasileiros, também contribui para a desvalorização do real. Com menos dólares entrando no país, a moeda americana se valoriza.
A mudança na projeção fiscal do Brasil, com a previsão de déficit zero para 2025, gera incerteza no mercado e leva à interpretação de que haverá mais espaço para gastos pelo governo. Essa percepção pode afetar negativamente a confiança dos investidores no real.
O aumento da tensão geopolítica, como os conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas e o ataque do Irã contra Israel, leva os investidores a buscarem refúgio em ativos considerados mais seguros, como o dólar, o que contribui para a desvalorização do real.
Moedas com pior desempenho:
- Nigéria (-42,8%)
- Egito (-35%)
- Sudão do Sul (-29,9%)
Moedas com melhor desempenho:
- Quênia (21,2%)
- Sri Lanka (6,8%)
- Armênia (4,3%)