Saiba qual é o melhor micro-ondas do mercado

Saiba qual é o melhor micro-ondas do mercado

A praticidade do eletrodoméstico conquista cada vez mais o consumidor que busca bom desempenho e agilidade

Hoje em dia, é difícil encontrar uma casa que não tenha um micro-ondas, já que nossa sociedade busca a praticidade. Em qualquer ação realizada no cotidiano, o método mais prático e rápido será a opção escolhida pela maioria das pessoas. 

Embora muitos considerem o fogão e o forno as melhores formas de aquecer as comidas, na hora da fome o micro-ondas se torna o maior aliado. Além de ser prático, por ocupar menos espaço.

reclame 

No entanto, por mais fácil que seja usar esse eletrodoméstico, ele pode trazer alguns riscos em termos de segurança, caso seja usado incorretamente, além de diminuir a qualidade nutricional dos alimentos. Isso não quer dizer que o micro-ondas deve parar de ser utilizado, muito pelo contrário, ele pode ser um grande aliado para as famílias

Leia neste artigo o que deve ser avaliado na hora de comprar um micro-ondas, saiba os principais tipos encontrados no mercado, quais são os requisitos essenciais para aproveitar todos os benefícios no seu dia a dia e algumas dicas de como conservá-lo por mais tempo. Além disso, saiba mais sobre o teste da PROTESTE com os principais micro-ondas do mercado.

Tipos de microondas

O eletrodoméstico possui dois modelos principais com algumas características diferentes. Para escolher o produto ideal é importante conhecer quais as versões mais comuns do mercado e como elas podem contribuir para o seu objetivo.

Conheça os dois principais tipos e suas funcionalidades. Veja abaixo:

Sem grill

O modelo mais comum e barato do mercado, a versão sem grill é mais simples, mas funciona bem para aquecer as comidas, descongelar alimentos e outras funções. As fabricantes oferecem diversas opções com cores e características diferentes. 

Com grill

Esse tipo de micro-ondas conta com uma opção de grill, que tem a função de grelhar, gratinar e dourar os alimentos

Ele possui uma resistência elétrica na parte superior do forno que cumprem estas funções. Alguns modelos vêm com um suporte que serve para elevar a travessa e, assim, posicionar os alimentos mais próximos da resistência.

Dica: Fritadeira sem óleo vale a pena? Saiba qual escolher

Como escolher o micro-ondas ideal?

Avaliar algumas características na hora de comprar o seu produto é o que pode fazer a diferença na sua escolha. A procura por itens de qualidade, que satisfaçam os desejos e necessidades de todas as pessoas, é cada dia maior em todo o mercado.

Quando falamos sobre micro-ondas, alguns pontos devem ser levados em consideração, como:

Potência

Os micro-ondas possuem diversas capacidades, e de acordo com a que você escolher, a potência também vai influenciar no tempo de preparo e na qualidade da comida. 

Geralmente, quanto maior a potência, menor o tempo de preparo. As opções estão disponíveis a partir de 700W, que são modelos ótimos para quem usa funções básicas, como aquecer e descongelar pratos pequenos. Mas alguns tipos têm mais de 1.500W de potência, ideal para quem cozinha porções maiores ou precisa de mais rapidez.

Tamanho

É importante avaliar o tamanho dos alimentos e dos utensílios que você irá utilizar para definir o tamanho do seu micro-ondas. Se os pratos, potes e comida que você usa são grandes, irá necessitar de um eletrodoméstico maior, acima de 30 L. Porém, se o uso for moderado, com utensílios pequenos e médios, as versões com menos de 30 L servem perfeitamente.

Funcionalidades

Os modelos mais modernos têm mais funções do que as versões mais básicas, com apenas a opção de descongelar, aquecer, pipoca, vegetais e outras funcionalidades no menu do aparelho

Existem alguns micro-ondas com menus prontos e programas personalizados que facilitam o preparo de receitas, sem precisar verificar qual é o tempo ideal.

Consumo de energia

Uma das dicas mais relevantes: fique atento à economia de energia! Escolha um aparelho com baixo consumo, mas que seja eficiente para o que você precisa. Produtos com potência menor costumam gastar menos eletricidade

De qualquer forma, o ideal é conferir as informações contidas na etiqueta de classificação de consumo de energia do INMETRO. Ela indica os modelos mais eficientes em relação ao consumo de eletricidade.

banner

Saiba qual é o melhor micro-ondas com a PROTESTE

Nossos especialistas avaliaram os principais modelos de micro-ondas do mercado para ajudar você na escolha do produto ideal. As análises levaram em consideração o desempenho do produto, com diversos tipos de alimentos, a segurança, a praticidade e a economia de energia elétrica.

O consumidor ainda pode filtrar os produtos de acordo com a marca, o preço, o volume e o tipo, com ou sem grill. Assim, é possível escolher o item que você precisa de forma simples, objetiva e descomplicada. Nossos especialistas também explicam como os critérios foram avaliados e qual é sua importância para garantir a qualidade do eletrodoméstico. Acesse o resultado aqui.

A PROTESTE realiza testes comparativos com as principais marcas de diversos produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor. As análises são realizadas de acordo com cada item e levam em consideração as características que influenciam no desempenho do produto. 

Nossas avaliações são realizadas em laboratórios credenciados pelos órgãos fiscalizadores. Conheça nossos outros testes comparativos

Torne-se um associado PROTESTE para ter acesso a outros testes comparativos, análises de mercado, e-books e outros materiais exclusivos.

Como usar o micro-ondas com segurança?

Como qualquer eletrodoméstico, é indicado tomar alguns cuidados na hora do uso para sua saúde não correr nenhum risco e, também, a sua comida ser aquecida e preparada da melhor forma

Confira abaixo algumas recomendações de segurança que evitam problemas no seu micro-ondas:

Avalie o recipiente de plástico

A maioria das pessoas sabe que não é qualquer tipo de recipiente que pode ser levado ao forno micro-ondas. O material mais utilizado é o plástico, mas não são todos os modelos. Se não forem específicos para o eletrodoméstico, eles podem derreter ou soltar substâncias tóxicas nos alimentos. 

Os materiais plásticos que podem ser usados no micro-ondas vêm com a informação na embalagem ou com símbolos: o número 5 dentro de um triângulo ou a imagem de um micro-ondas.

Dica: Churrasqueira elétrica: como escolher e usar o eletrodoméstico?

Não use metais

Esse tipo de material é impróprio e deve ficar bem longe dos micro-ondas, pois pode gerar faíscas que podem danificar o aparelho e provocar incêndios ou explosões.

O ideal é que sempre se use uma vasilha de vidro ou cerâmica

Cuidado com os líquidos

Ao aquecer água ou outros líquidos, tome cuidado para não se queimar, pois uma queimadura dessa pode causar graves problemas na pele, como as queimaduras de 1º, 2º e 3º grau. 

Sempre que for ferver líquidos, utilize recipientes parcialmente fechados para evitar acidentes. Além disso, após o tempo de aquecimento no micro-ondas, espere alguns segundos antes de retirar o pote.  

Utilize luvas

O objetivo é evitar queimaduras a partir do contato da sua pele com algo muito quente. O utensílio também ajuda a evitar acidentes com recipientes úmidos, que podem escorregar da sua mão.

O indicado é sempre usar luvas texturizadas que realmente seguram para não correr nenhum desses dois riscos. 

Guia direitos do consumidor

Como limpar o micro-ondas?

Primeiramente, leia o manual do seu aparelho, pois ele pode ter recomendações de funcionamento e segurança exclusivas do equipamento.

O aconselhado é sempre seguir o que está indicado nesses termos, para manter os cuidados mais adequados ao seu eletrodoméstico. 

Feito isso, mantenha seu micro-ondas conservado através de uma boa limpeza. Há quem aconselhe que a higienização seja feita uma vez na semana, pois é tempo suficiente para acumular restos de comida e gorduras. 

Uma dica para limpar o interior do eletrodoméstico e soltar aquelas sujeiras presas: encha um refratário pequeno de louça ou vidro com água e misture com uma colher (sopa) de vinagre. Após fazer a solução, coloque o recipiente com água e vinagre no micro-ondas e ajuste para a potência máxima. Depois de 5 minutos, você vai ver o resultado. 

Outra dica é quando terminar de utilizá-lo para aquecer algo, passe um pano ou papel toalha para remover os resíduos que sobraram da comida, quando o aparelho esfriar. Caso demore mais tempo, use uma esponja macia com detergentes e finalize secando todo o espaço com um pano úmido. 

Dica: Entrega por delivery: conheça seus direitos

PROTESTE: a maior parceira do consumidor

Para escolher o seu micro-ondas dos sonhos, que vai facilitar muito o seu cotidiano, é indicado seguir algumas recomendações e cuidados. Com essas dicas, além de escolher o eletrodoméstico certo para suas necessidades, vai aumentar a vida útil do aparelho.

Vale lembrar que a praticidade e a eficiência do eletrodoméstico são enormes e cada vez mais pessoas estão investindo no aparelho para preparar ou esquentar comidas, principalmente com a correria do dia a dia. 

Visite os blogs SeuDireito, ConectaJá e MinhaSúde para mais conteúdos sobre direito do consumidor, tecnologia e saúde e bem-estar. A PROTESTE acredita que a informação é um dos principais meios para melhorar as relações de mercado e o bem-estar do consumidor. Por isso, nós compartilhamos artigos informativos com conteúdos importantes que podem melhorar o seu dia a dia, de avaliações a dicas sobre inovações tecnológicas. 

A maior associação de consumidores da América Latina ainda oferece o canal Reclame para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é direcionada da plataforma para a empresa e a resposta chega no próprio site. Nós ajudamos na solução do seu problema de consumo. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.