Portabilidade bancária: como transferir o crédito

Portabilidade bancária: como transferir o crédito

Consumidores utilizam esse direito para pagar taxas e juros menores em outra instituição financeira

Há diversas questões financeiras que fazem parte do dia a dia da população, como é o caso do empréstimo e do cartão de crédito, por exemplo. Mas algo que nem todos têm conhecimento é sobre a portabilidade bancária. Você sabia que esse é um direito garantido ao cliente? 

O consumidor tem o direito de realizar a portabilidade bancária em diversas situações, como quando encontra condições de crédito mais favoráveis ou quando quer transferir sua conta salário para outro banco. 

reclame

A seguir, explicaremos em detalhes como funciona esse direito assegurado ao consumidor e quais são os serviços bancários que podem aderir à portabilidade. Confira!

O que é portabilidade bancária?

A portabilidade bancária é um direito garantido ao cliente de transferir suas dívidas, conta salário e outros serviços contratados para a instituição financeira que preferir. A modalidade mais conhecida é a portabilidade de crédito, mas há também a opção de transferir o salário e o cadastro para outro banco. Vale lembrar que a instituição de destino pode avaliar a proposta do cliente interessado na portabilidade e, se julgar necessário, negar a ação.

Na prática, é o mesmo que mudar seus serviços bancários para outro banco. Geralmente, isso ocorre quando há uma oferta melhor em outra instituição financeira, como juros menores para a modalidade de crédito contratada, por exemplo. Independentemente dos motivos, o cliente bancário pode optar pela portabilidade para o destino que preferir, mas fica sujeito à avaliação da instituição de destino.

Dica: Planilha financeira: saiba como fazer e evite o superendividamento

Portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito é a opção mais conhecida, já que ela possibilita transferir um empréstimo para outro banco que apresenta condições melhores de pagamento. É o mesmo que uma transferência de dívida, mas com a vantagem de reduzir o valor do empréstimo de acordo com as novas condições contratadas. 

Às vezes, o consumidor pode acabar contratando uma linha de crédito com condições não tão boas quanto gostaria. Mas com o passar do tempo, pode se deparar com uma oportunidade melhor em outra instituição financeira. Com a portabilidade de crédito, o banco de destino quita o empréstimo contratado inicialmente e faz um novo financiamento na nova instituição que possui melhores condições.

Essa modalidade de portabilidade bancária foi criada em 2013 pelo Banco Central, como uma estratégia para aumentar a concorrência entre as instituições financeiras. Dessa forma, quem contratou um empréstimo pode transferir sua dívida para outra instituição no momento que preferir, mas é necessário aguardar a aprovação do banco de destino

Como funciona?

O funcionamento da portabilidade bancária é bastante simples de entender. Você tem um serviço no banco A, mas o banco B oferece condições mais atrativas que a contratada inicialmente. Então você transfere o serviço para o banco B e passa a usufruir desses benefícios, desde que a instituição aceite sua dívida, já que ela não é obrigada a realizar a portabilidade.

De acordo com a cartilha do Banco Central do Brasil, o cliente bancário pode transferir gratuitamente suas dívidas a qualquer momento. A dinâmica é semelhante a uma nova contratação de crédito, pois o banco credor recebe a quitação dos débitos de forma antecipada e a nova instituição contratada passa a ser o atual credor do empréstimo, caso aceite a proposta do cliente.

Mas é importante lembrar que o valor do novo empréstimo contratado não pode ser superior ao anterior. Caso seja de maior valor, a portabilidade de crédito não é gratuita, havendo a necessidade do pagamento de impostos. 

Outra informação importante é que o banco de origem é obrigado a realizar a operação de portabilidade quando solicitada pelo cliente. Ele ainda pode oferecer melhores condições de crédito para tentar mantê-lo na instituição. 

Por fim, se você pretende realizar uma portabilidade de crédito é importante informar o banco de origem sobre essa operação para que não haja a cobrança de impostos e taxas financeiras.

banner

Vantagens e desvantagens

Embora exista a possibilidade de realizar a portabilidade bancária, é importante avaliar muito bem se essa é uma boa opção. Afinal, a principal finalidade é obter propostas mais vantajosas, seja para um empréstimo ou para a utilização da conta bancária. Sempre compare o valor do CET (custo efetivo total) das dívidas para ter a certeza que estará trocando uma opção mais cara por uma mais barata.

Além disso, é preciso considerar que transferir a sua dívida, cadastro ou conta salário de um banco para outro possui vantagens e desvantagens. Veremos mais detalhes sobre isso nos próximos tópicos. 

Vantagens

As principais vantagens de realizar a portabilidade bancária incluem:

Redução das taxas de juros

Esse é um dos principais motivos para que os consumidores realizem a portabilidade de crédito. Com ela é possível conseguir taxas de juros menores quando comparado à contratação inicial. Avalie as opções levando em consideração o CET (custo efetivo total) das dívidas para ter certeza que esta é uma boa opção.

Facilidade de contratação

A portabilidade de crédito também conta com a vantagem de ser uma opção de fácil contratação. Como já existe um empréstimo, isso significa que o banco de origem já realizou uma análise de crédito daquele cliente. Se as parcelas foram pagas dentro do prazo, isso facilita ainda mais a nova contratação. 

Mas vale lembrar que o interessado passa por uma nova avaliação da instituição de destino. Ela pode aceitar ou não a proposta de portabilidade

Desvantagem

A principal desvantagem da portabilidade bancária é:

Perda do vínculo com o banco

Outra desvantagem dessa operação é que ao transferir o cadastro, a dívida ou a conta salário para outro banco, perde-se o vínculo com a instituição inicial, podendo assim perder boas oportunidades de crédito e serviços oferecidos pelo banco.

Dica: Prescrição de dívida: entenda o que é e como funciona

Banco Central

Para garantir que a portabilidade bancária seja um direito assegurado ao cliente, o Banco Central realiza toda a regulamentação desse e de outros serviços disponíveis ao consumidor. 

O Banco Central do Brasil (BCB) é a autoridade monetária no país. Ele é responsável por gerenciar a política econômica, garantindo estabilidade financeira, poder de compra com a moeda nacional e é o que sustenta todo o sistema financeiro do nosso país

Dentre suas diversas atividades estão a definição da taxa de juros e do câmbio, avaliação de riscos econômicos, regulamentação do sistema financeiro do país e de serviços oferecidos por instituições bancárias

guia-do-consumidor

Tipos de empréstimo

Agora que já falamos sobre a possibilidade de realizar a portabilidade bancária como um direito assegurado ao consumidor, é importante que você conheça os principais tipos de crédito que existem e que podem ser contratados em diversas instituições financeiras. 

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das opções de crédito com menor taxa de juros e melhores condições de pagamento. Isso porque a forma de funcionamento dele é um pouco diferente. Em vez do cliente realizar o pagamento das parcelas prontamente, o valor do empréstimo é descontado mensalmente na conta bancária do contratante, geralmente quando cai o benefício previdenciário (aposentadoria do INSS) ou quando a pessoa recebe o salário. 

Como a parcela é descontada automaticamente pela instituição, o risco de não pagar é baixo. Logo, isso reflete em juros menores e com a possibilidade de aumentar a quantidade de parcelas.

Empréstimo pessoal

Essa é uma das modalidades de crédito mais conhecidas devido a sua simplicidade. O empréstimo pessoal, que também é chamado de crédito pessoal, é um contrato realizado entre a pessoa que solicita a quantia e a instituição financeira que emprestará o valor aprovado. 

Nesse tipo de empréstimo a taxa de juros varia de acordo com o risco que cada pessoa oferece para a instituição financeira, sendo mais elevado que o crédito consignado. Mas é uma opção menos burocrática para quem precisa do valor rápido.

Crédito estudantil

Outra modalidade que tem se destacado atualmente é o crédito estudantil, também chamado de financiamento estudantil. Trata-se de uma linha que é uma ótima opção para quem precisa de ajuda financeira para pagar uma faculdade. Ao final da realização do curso, o estudante pode começar a pagar pelo financiamento conforme o que foi determinado no contrato.

Dica: Décimo terceiro salário: use com sabedoria

Crédito habitacional 

Por fim, outra modalidade de crédito que pode ser encontrada facilmente nos serviços financeiros de diversas instituições é o crédito habitacional. Essa linha é utilizada por aqueles que não possuem o valor à vista para adquirir um imóvel, por isso precisam de ajuda financeira para conseguir comprar um terreno, casa ou apartamento dividido em parcelas mensais.

Em todas essas opções de crédito, a instituição financeira interessada em realizar o empréstimo ou financiamento tem o direito de avaliar os riscos ao oferecer determinado serviço para cada cliente.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Sabendo das diferentes opções de crédito que existem e do seu direito como consumidor de realizar a portabilidade bancária quando essa for uma opção vantajosa para você, convidamos você a conhecer os serviços realizados pela PROTESTE

Somos a maior associação de consumidores da América Latina. Nós realizamos testes de qualidade em diversos produtos e serviços, oferecemos suporte jurídico para consumidores que precisam de assistência e disponibilizamos o nosso canal Reclame para compartilhar reclamações sobre diferentes empresas. 

Os testes comparativos são realizados em laboratórios de referência e compreendem aspectos importantes para a tomada de decisão do consumidor. Com as informações obtidas pelas análises, você consegue escolher um produto ou serviço de qualidade, que atenda todas as funcionalidades esperadas na hora da compra.

Conheça o canal Reclame, desenvolvido para receber reclamações de consumidores em busca de solucionar problemas de consumo. Ao acessar a plataforma, você pode escrever sua mensagem, que será encaminhada para a empresa

Os especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE acompanham todo processo, desde o envio da mensagem até a solução do problema. Nos 10 primeiros meses de 2021, mais de 11 mil reclamações foram resolvidas com o suporte da associação.

Visite o blog SeuDireito para mais explicações e novidades sobre a legislação brasileira e as relações de consumo.