Plano de saúde digital: solução na sua mão

Plano de saúde digital: solução na sua mão

Atendimentos digitais oferecem atendimento por aplicativo e com funcionamento simplificado

Os planos de saúde digitais são a grande novidade do mercado. Também conhecidos como health techs (tecnologia da saúde, em tradução livre), eles prometem uma gestão na saúde de forma preventiva por meio do médico de família, utilizando inteligência artificial.

O funcionamento do serviço é simples. Após a contratação, o consumidor precisa fazer a instalação do aplicativo da operadora e acessá-lo toda vez que houver necessidade. Quando isso ocorrer, deve clicar em “médico da família” e relatar os sintomas que apresenta. Se achar que é necessário, o profissional encaminha o paciente a um pronto-socorro credenciado; do contrário, a consulta segue virtualmente.

“No entanto, em casos em que procura por conta própria o hospital, o beneficiário do plano arca com a coparticipação (parte do preço do serviço), que varia conforme a operadora, mas que pode chegar até R$ 200”, alerta Rodrigo Alexandre, especialista PROTESTE. O valor só não é cobrado quando o paciente comprova, de fato, que era uma emergência. Vale destacar, porém, que isso nem sempre é fácil, visto que a operadora pode ter um entendimento diferente do usuário.

Consumidor tem que avaliar necessidades

Assim como nos planos de saúde tradicionais, o consumidor precisa tomar alguns cuidados básicos antes da contratação do serviço. Os principais são: fazer uma pesquisa de mercado, avaliar as coberturas oferecidas e ler o contrato com atenção, antes de assiná-lo.

No caso específico dos planos digitais, é preciso ainda observar as suas particularidades e analisar se elas são adequadas às suas necessidades. Por isso, antes de optar por um plano de saúde digital, confira, abaixo, as suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • O atendimento on-line é mais ágil e, neste momento de pandemia, mais seguro.
  • O prontuário digital guarda todo o histórico do consumidor, o que ajuda o médico a acompanhar mais de perto a saúde do paciente de forma integrada.
  • O sistema de remuneração não é baseado na quantidade de serviços prestados.

Desvantagens

  • A falta de contato físico com o médico, que, a distância, não pode aferir a pressão do paciente ou analisar devidamente uma mancha na pele, por exemplo.
  • O beneficiário pode ter que pagar parte do serviço, caso vá a um pronto-socorro por conta própria.
  • Quem não é adepto à tecnologia precisa aprender a manusear o aplicativo.

No mês de setembro, a REVISTA PROTESTE traz o resultado do teste sobre PLANO DE SAÚDE individuais. Avaliamos  91 serviços em território nacional. Vale conferir os resultados. E se ainda não é associado PROTESTE, não perca tempo.