Pet: como transportá-lo de forma correta

Pet: como transportá-lo de forma correta

Cinto de segurança, caixa de transporte, cadeirinha, gaiola? Qual deles é o mais indicado para o seu pet? Descubra a resposta aqui e lembre-se de que garantir a segurança do seu animalzinho é essencial durante o trajeto de carro.

Programar um passeio ou uma viagem é uma delícia, certo? E se seu animalzinho vai fazer parte dessa aventura, você precisa estar atento em relação à forma como transportá-lo de maneira adequada. É isso mesmo! Nada de levar o pet solto, no colo ou na parte externa do veículo. Além de gerar multa e infração grave ou média, esse tipo de atitude coloca o animal em risco. Confira, abaixo, como garantir que seu cachorro, gato ou pássaro chegue ao destino em segurança.

Cachorro

  • Cinto de segurança: o dispositivo pode ser utilizado por qualquer tipo de cão. A guia especial deve ser fixada no cinto do carro ou nos ganchos do isofix. Depois disso, precisa ser fixada ao animal, de preferência por meio de uma coleira com peitoral.
  • Grade divisória: ela é indicada para cães acima de 25 kg, sendo, ainda, obrigatório o uso do cinto. Ideal para cães mais inquietos, a grade deve ser instalada entre o banco da frente e a parte de trás para evitar que o animal coloque a cabeça na parte dianteira do veículo.
  • Caixa de transporte: Disponível para cachorros de até 50 kg, a caixa deve ter espaço para o animal encontrar a posição mais confortável. É importante que o pet se acostume com ela antes da primeira viagem. Veterinários recomendam esse meio de transporte para cães de até 25 kg – acima desse peso, o cinto ou a grade são os mais indicados. Vale mencionar que a caixa deve ser fixada ao cinto ou presa atrás do banco dianteiro.
  • Cadeirinha: essa é uma opção para animais pequenos – o pet é preso pela coleira dentro dela. A cadeirinha é presa no banco traseiro do carro, sendo similar ao sistema de retenção infantil.

Gato

  • Caixa de transporte: Os gatos devem ser levados nela. Aqui também vale a atenção ao comprar o produto: a caixa precisa estar adequada ao tamanho do animal. Se pequena demais, ele pode se sentir sufocado dentro dela. Já se houver espaço demais, é possível que o animal bata de um lado para o outro em caso de frenagem ou de mudança de direção.

Lembre-se:

– A caixa não deve ser carregada no colo, mas, sim, presa junto ao cinto.

– Assim como o cachorro, o gato precisa se ambientar com caixa. Portanto, estimule o pet a entrar dentro dela antes da viagem ou do passeio.

 

 

Pássaros

  • Caixa de transporte: Embora essa seja a melhor forma de transportá-los, muitas pessoas acabam utilizando a própria gaiola do pet. Caso opte pela caixa, atenção, novamente, ao tamanho ideal: o pássaro deve se sentir confortável durante a viagem.
  • Gaiola: é importante ter um poleiro fixo para que o pássaro possa se movimentar. Além disso, retire de dentro dela brinquedos ou qualquer objeto que possa vir a balançar durante o trajeto.

Mais um toque: coloque a caixa ou gaiola dentro do carro em local onde não bata vento ou sol intensamente.

Dicas válidas para todos os pets:

  • Tenha cuidado com a alimentação antes da viagem.
  • Verifique sempre a temperatura do carro para que o pet não fique abafado ou com frio.
  • Faça pequenas pausas para hidratação durante o trajeto.

Na edição de agosto da PROTESTE, testamos os grandes sites que oferecem venda online para pets. Prático, né? Se você ainda não é associado PROTESTE, associe-se, e confira os resultados.