Qual é a panela de pressão mais segura?

Qual é a panela de pressão mais segura?

Em uma cultura em que o feijão marca forte presença no dia a dia, a panela de pressão é uma ferramenta que facilita o cozimento do grão e de outros alimentos.

A panela de pressão costuma ser o verdadeiro terror de quem sai da casa dos pais e vai morar sozinho pela primeira vez. Por medo, tem gente que prefere não se arriscar e, com isso, acaba demorando muito mais para preparar o almoço. Isso já aconteceu, ou ainda acontece, com você?

Embora tenha essa fama, ela é, na verdade, uma grande aliada dos brasileiros. Em uma cultura em que o feijão marca forte presença no dia a dia, a panela de pressão é uma ferramenta que facilita o cozimento dos grãos, reduzindo tempo e economizando gás de cozinha.

O feijão carioca leva até 20 minutos para ser preparado na pressão. Na panela comum, esse tempo pode ser até seis vezes mais.

Toda essa praticidade também exige cautela. Embora a panela de pressão não seja nenhum bicho de sete cabeças, alguns cuidados precisam ser tomados desde o momento da compra até o manuseio na cozinha

Pensando em auxiliar o consumidor na hora de escolher qual produto levar para casa, a PROTESTE realizou um teste de qualidade em dez modelos, sendo quatro de fechamento interno e seis de fechamento externo. 

Dica: Pequenas causas: como entrar com uma ação no JEC

Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o uso desse tipo de panela e apresentar como foi feita a nossa avaliação. Leia até o final e descubra qual a melhor panela de pressão do mercado.

Teste de panelas de pressão da PROTESTE

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina e atua há mais de 20 anos com o objetivo de auxiliar o consumidor brasileiro a tomar decisões de compra mais conscientes, visando a defesa de seus direitos e o acesso à informação.

Nossos testes de qualidade fazem parte desse objetivo. Nós comparamos lotes de diversas marcas de um produto, e com as panelas de pressão não foi diferente. Confira na lista a seguir as marcas e modelos que participaram do estudo:

  • Eirilar, New Line polida, fechamento externo;
  • Marcolar, polida, fechamento interno;
  • MM, polida, fechamento interno;
  • MTA, polida com visor, fechamento interno;
  • MultiFlon, antiaderente preta Quartzo, fechamento externo;
  • Nigro, press polida, fechamento externo;
  • Panelux, polida, fechamento interno;
  • Panelux, Premium Polida, fechamento externo;
  • Rochedo, Clipso Polida, fechamento externo;
  • Tramontina, antiaderente grafite Vancouver, fechamento externo.

Avaliamos o valor médio de cada modelo no mercado. Além disso, os testes realizados analisaram a parte térmica e mecânica da panela. No primeiro caso, cabos e alças foram checados para verificar se esquentam muito durante o uso. 

No segundo, o teste analisou componentes como anéis de vedação, cabo, alças e as válvulas reguladoras e de segurança (a última é um pino acionado em casos extremos para diminuir a pressão). Os itens deixam a pressão interna da panela em níveis seguros e constantes, de acordo com a pressão de trabalho indicada por cada modelo. 

Neste ensaio, o intuito foi saber se as peças suportavam os diferentes níveis de pressões a que podem ser submetidas. Os dois testes foram realizados em laboratório acreditado pelo Inmetro, de acordo com a Portaria Inmetro n° 21, de 14 de janeiro de 2016. 

Quais são os perigos da panela de pressão?

As panelas de pressão têm um sistema de segurança feito para evitar que acidentes aconteçam. Por isso, é extremamente importante observar as instruções no manual que acompanha o utensílio.

Os riscos de uma panela de pressão que apresenta defeitos ou que são mal utilizadas, vão desde o vazamento de líquidos, que pode causar queimaduras, deformação e até a explosão da panela. Este último caso pode ocorrer se as válvulas de alívio ou controladoras de pressão estiverem entupidas e não atuarem para conter o aumento de pressão interna..

Mas você não precisa se preocupar com isso, desde que adquira um utensílio com sistema de segurança eficiente e manuseie-o da maneira correta.

Tipos de panela de pressão: fechamento interno e externo

O sistema de fechamento da panela está diretamente relacionado ao desempenho do produto. Isso porque é ele quem vai garantir que o utensílio esteja totalmente vedado durante o cozimento, aumentando a pressão interna responsável pelo preparo mais rápido dos alimentos. 

Esse sistema também está ligado à facilidade de uso da panela de pressão. O fechamento interno é o mais comum e, geralmente, é dele que as pessoas mais têm medo, apesar de serem tão seguros como os de fechamento externo. A vedação acontece com a ajuda de uma alça que se conecta ao pegador da panela.

Dica: Troca de produtos: quais são os direitos do consumidor?

Já a panela de pressão de fechamento externo não tem esse sistema. Sua vedação é feita apenas com o movimento correto da tampa, como indicado no produto. Isso evita que haja o contato da tampa da panela com o alimento.

O modo de fechamento da panela por si só não altera sua utilidade ou sua segurança. Qualquer alimento pode ser preparado em ambas as versões.

Como é a avaliação do desempenho térmico?

O desempenho térmico da panela diz respeito à segurança que ela oferece ao consumidor durante o preparo dos alimentos. A temperatura do líquido interno pode chegar até 120ºC e seria capaz de causar ferimentos graves se o lado externo correspondesse a essa temperatura.

Durante nosso teste, medimos a temperatura da alça e do cabo das panelas de pressão para verificar se, em algum dos modelos, ela passa de 70ºC, limite estabelecido pela legislação.

Todos os modelos avaliados se provaram seguros quanto ao desempenho térmico, não ultrapassando a temperatura máxima permitida. De qualquer maneira, sempre use luva de proteção para manusear sua panela.

Como é a avaliação do desempenho mecânico?

Já a avaliação do desempenho mecânico da panela de pressão, leva em consideração diversos aspectos relacionados à segurança:

  • funcionamento das válvulas de pressão;
  • resistência hidrostática;
  • ocorrência de vazamentos pelas válvulas e anéis de vedação;
  • resistência dos cabos e alças;
  • resistência à corrosão;
  • deformação.

Todos esses fatores são essenciais para garantir que a panela esteja devidamente vedada e a pressão interna ocorra de forma adequada, cozinhando os alimentos sem causar riscos

Um dos modelos analisados pela PROTESTE apresentou problemas de segurança. Ela não aguentou a pressão hidrostática e teve sua estrutura deformada, causando vazamento. O ideal é que a panela apresente, sem problemas, no mínimo, 6,11 vezes o valor da pressão de trabalho, que na panela indicava 80 KPa.

Caso isso não aconteça, ela pode trazer riscos ao consumidor.

Manual de instruções

A presença de um manual de instruções também é um fator que avaliamos em nossos testes de qualidade. Da mesma forma que, ao comprar um alimento, o consumidor deve observar o rótulo da embalagem e se atentar às informações nutricionais para saber o que está levando para casa, quem adquire uma panela de pressão precisa entender como este utensílio funciona.

Todas as informações que são importantes para o uso correto da panela devem estar disponíveis de forma clara e de fácil compreensão. Só assim nosso teste entende que o manual de instruções da panela em questão é considerado muito bom.

Uma das marcas não apresentou, em seu manual, o diagrama de funcionamento e limpeza da panela. Outra, além de não exibir instruções para a limpeza, não contém detalhes sobre sua manutenção, nem informa o procedimento de montagem e desmontagem da válvula reguladora de pressão, o que implicou na penalização destes modelos nesta avaliação.

Facilidade de uso

Nesta etapa da avaliação, o manuseio da panela de pressão é analisado pensando no conforto e na segurança do consumidor. Alguns fatores, como a facilidade da limpeza e a indicação de volume máximo no seu interior, tornam menos complicado o uso diário desse utensílio, que já está cercado de receios.

Algumas características do produto indicam que seu manuseio será menos complicado:

  • marcação interna do volume de água;
  • revestimento antiaderente, que ajuda na hora de cozinhar alimentos gordurosos e na hora de lavar;
  • duas alças, no lugar de um cabo, facilitam na hora de guardar a panela no armário;
  • presença de um limpador das válvulas de seguranças.

Somente três dos modelos analisados ficaram com uma avaliação muito boa, enquanto o restante passou como aceitável.

dereitos-do-consumidor

Desempenho e volume real

Na avaliação de desempenho, as panelas passam por um teste da pressão de trabalho que cada uma atinge. Somente um modelo ficou com a melhor nota na avaliação, atingindo 91,60 Kpa. Dois foram considerados aceitáveis, e o restante, bons.

Entretanto, vale destacar que mesmo as panelas de pressão com as notas mais baixas apresentam um desempenho de cozimento melhor do que as panelas comuns. Como mostra o teste, 9 dos 10 modelos avaliados indicavam em sua embalagem uma capacidade de 4,5 L, e uma das marcas indicava 4 L. Nossa etapa de análise do volume real verifica se essa informação está correta, levando em consideração uma margem de 1% de erro, permitida pela norma.

De todos os modelos, um não passou no teste. Nossa verificação apontou que a panela em questão possuía volume máximo de 4,26 L em duas das quatro unidades avaliadas. 

Dessa forma, o consumidor que compra o produto está sendo enganado.

Como usar uma panela de pressão? 

Adquirir uma panela de pressão segura cuja estrutura obedeça a legislação técnica do produto é somente o primeiro passo. Como dissemos anteriormente, ela não é nenhum bicho de sete cabeças, mas alguns cuidados devem ser tomados durante seu manuseio.

Confira as dicas da PROTESTE:

  • use sempre, no máximo, dois terços da capacidade da panela;
  • no caso de alimentos que aumentam de volume após o cozimento, como o feijão, utilize a metade da capacidade da panela;
  • depois que a panela começar a apitar, diminua o fogo, pois a água atingiu a maior temperatura possível. Continuar com o mesmo nível de calor só fará a água evaporar mais rápido, além de consumir gás sem necessidade;
  • tire toda a pressão antes de abrir a panela. Se não puder esperar sair naturalmente, coloque-a debaixo de água corrente, de forma que a água atinja a lateral superior da tampa, nunca a válvula; Para isso, use uma luva de proteção.
  • cuidado ao usar o garfo (ou outro objeto) para tirar a pressão da válvula. Isso pode fazer com que o alimento se movimente de forma abrupta e entupa os buracos da válvula;
  • nunca deixe a panela sem água. O ideal é que sempre ocupe, no mínimo, um terço do espaço;
  • caso tenha crianças em casa, não deixe a alça da panela apontando para fora do fogão;
  • fique sempre de olhos e ouvidos abertos enquanto estiver cozinhando um alimento na panela de pressão. É importante interpretar os sinais que a panela dá, como o apito que anuncia o ponto da temperatura máxima.
  • Sempre limpe as válvulas de segurança depois de cada utilização. Passe um arame ou um desentupidor que vem em algumas panelas nos orifícios das válvulas e da panela. Dessa forma você garante o uso seguro do utensílio.

Dica: Recall: o que prevê o Código de Defesa do Consumidor

Qual é a panela de pressão mais segura?

A segurança do consumidor e a defesa de seus direitos são princípios fundamentais da atuação da PROTESTE. Os resultados de nossos testes de qualidade já foram responsáveis por tirar do mercado lotes e modelos de produtos que ofereciam riscos às pessoas ou apresentavam indícios de fraude.

Por ser um item tão popular e delicado, a panela de pressão foi a escolhida como objeto da análise detalhada de nossos especialistas. Dos 10 modelos estudados, oito foram considerados bons, um foi eliminado do teste e outro não foi recomendado por não atender aos critérios de capacidade. Uma marca conseguiu destaque e teve o produto com a melhor avaliação.

Clique aqui para acessar os resultados do teste e escolha a panela ideal para sua cozinha.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt