Pagamento por aproximação em relógio inteligente: veja como usar de forma segura

Pagamento por aproximação em relógio inteligente: veja como usar de forma segura

A novidade já está disponível em diversas marcas de relógios inteligentes; saiba como usar e se proteger

Fazer uma comprinha está ficando cada vez mais fácil! Depois da vinda do PIX, cartões por aproximação e carteiras eletrônicas nos celulares, está vindo aí uma nova forma de fazer um pagamento: por meio da aproximação por relógio inteligente. 

A funcionalidade já está disponível no mercado em diversos modelos de smartwatch. Fabricantes como Apple, Huawei, Samsung e Xiaomi vêm investindo cada vez mais em modelos que oferecem essa funcionalidade, visando atrair consumidores que pretendem, cada vez mais, deixar de lado os cartões físicos

O pagamento por relógio inteligente funciona basicamente da mesma forma que as carteiras digitais, presentes nos celulares. Em linhas gerais, para utilizar, basta ter seu cartão cadastrado na wallet do seu celular conectado ao relógio. 

Feito isso, a forma de acessar o cartão no smartwatch não difere muito daquela usada no celular. No caso de aparelhos da Samsung, por exemplo, basta apertar o botão “voltar”, selecionar o cartão que quer utilizar, clicar em “pagar” e aproximar o relógio na máquina de pagamento. 

Já no caso de modelos da Apple, o pagamento também funciona de uma forma bem similar ao do celular. Basta tocar duas vezes no botão lateral do relógio, escolher o cartão e aproximar o relógio da maquininha, com tela virada para o leitor. Um toque e um bipe suave confirmam que a compra foi, de fato, efetuada. 

Relógio inteligente

Todos os relógios inteligentes fazem pagamento por aproximação (Imagem: Divulgação/ Apple)

Todos os relógios inteligentes podem efetuar pagamentos?

Não são todos os relógios inteligentes disponíveis hoje no mercado que são capazes de efetuar pagamentos. Para ter a funcionalidade, o aparelho precisa ter a tecnologia NFC (sigla para Near Field Communication). Vale ressaltar que, para funcionar de fato, além do relógio, o celular em que ele será conectado também precisa ter essa tecnologia, uma vez que é necessário configurar o relógio pela central do celular para começar a realizar as compras. 

Ou seja, na hora de comprar o seu smartwatch, atente-se a essa característica, para não comprar um aparelho incapaz de realizar aquilo que deseja fazer com ele. 

Todos os cartões são compatíveis ao pagamento por relógio inteligente?

Outro ponto para ficar de olho na hora de optar pelo pagamento por meio do relógio inteligente é a compatibilidade do seu banco. Hoje em dia, a grande maioria dos bancos disponibilizam a ferramenta de cartão digital, mas isso não é uma regra geral. Além disso, as marcas de tecnologia têm algumas restrições quanto às bandeiras do cartão

A Apple, Google e Samsung costumam publicar em seus sites as tabelas oficiais que indicam quais os bancos que possuem cartões compatíveis com suas carteiras digitais. A Samsung, por exemplo, aceita apenas cartões com as bandeiras Visa e Mastercard. Já a Apple e o Google também aceitam cartões da bandeira Elo, desde que sejam emitidos pelo Bradesco e Banco do Brasil. Por outro lado, a Samsung aceita contas da PayPal na sua carteira digital, o que as outras não fazem. 

Mais um detalhe curioso sobre o modelo de pagamento por aproximação via relógios inteligentes é que alguns modelos aceitam também o cadastro de vale-refeição e vale-alimentação em seu catálogo. Para esses, também vale a regra das bandeiras: cada fabricante tem sua regra quanto às bandeiras que são ou não aceitas. 

O pagamento por aproximação via relógios inteligentes é seguro? Quais são os riscos? 

Com tantas facilidades em relação a pagamentos, é natural se questionar sobre a segurança desses novos serviços que vem surgindo. Afinal, se é mais fácil para o usuário, não seria também mais fácil para o assaltante

A verdade é que, no caso do pagamento por meio de relógios inteligentes, a prática não difere tanto quanto a das carteiras dos celulares. “Os aplicativos de carteira digital já contam com travas e sistemas de segurança para impedir que golpes aconteçam, como no caso do aparelho ser roubado”, explica Guilherme Klafke, professor e pesquisador na FGV Direito SP. 

Ele ressalta também que esses aplicativos contam com formas de cancelar automaticamente todos os cartões disponíveis na carteira no caso de furtos. 

Para conseguir se precaver e evitar possíveis golpes relacionados à aproximação, o professor dá uma série de dicas que vale tanto para os cartões digitais quanto para os físicos que contam com a possibilidade de aproximação: 

  • Manter controle sobre os limites máximos de valores para pagamentos nessas modalidades 
  • Ter aviso de movimentação financeira no celular que notifique quando houver alguma transação
  • Manter formas de acessar rápida e remotamente suas carteiras digitais, para bloqueá-las se necessário
  • Bloquear essa forma de transação nos aparelhos (ou demandar senha) caso ande por locais com muitas pessoas ou risco de golpe; dentre outros.

Qual relógio inteligente comprar? 

Com tantas informações, está em dúvida de qual smartwatch comprar? Calma que a gente te ajuda! Na revista do mês de agosto da PROTESTE você pode conferir um teste exclusivo sobre estes aparelhos, indicando todas as informações que você precisa conferir antes de efetuar sua compra. A revista está disponível em forma digital no site e aplicativo da PROTESTE.