Multa injusta: como recorrer? Vídeo viraliza ao mostrar como anular infração de trânsito
Assista ao vídeo do influenciador Daniel Techonday
Caso tenha recebido multas injustas por excesso de velocidade, existe uma ferramenta que pode anular o pagamento da multa e os pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O site PSIE Inmetro, o Portal de Serviços do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), dá para o condutor a possibilidade de conferir se o radar que registrou a infração está dentro do prazo de validade e em plenas condições de funcionamento. Caso o radar não tenha sido vistoriado no prazo ou tenha sido reprovado na vistoria, todo motorista tem direito a recorrer da infração.
Por ser um aparelho eletrônico e sugestivo a erros, o dispositivo deve ser vistoriado a cada 12 meses, para não ter medições erradas da velocidade do veículo. A mesma regra se aplica aos etilômetros (os populares “bafômetros“) usados nas blitze da Lei Seca.
O vídeo do influencer Daniel Techonday explicando como consultar os dados do radar viralizou na rede social e tem mais de 1 milhão de curtidas.
Ver essa foto no Instagram
Para realizar a consulta acesse os dados do PSIE Inmetro, através do o site e clique em “consulta de instrumentos”. Nesta aba é possível realizar a consulta de aparelhos eletrônicos utilizados nas autuações de trânsito, como os radares e os etilômetros.
Em seguida, o condutor precisa selecionar a opção “medidor de velocidade”, preencher o estado, a cidade, e a região em que foi multado. Após o preenchimento dos campos, basta clicar em “consultar”. Por fim, o site irá informar se o radar está aprovado ou reprovado pelo Inmetro. Com base nessa informação, o condutor poderá, cancelar a multa recebida.