Michelangelo: sala secreta, com desenhos nunca vistos do artista, será aberta ao público

Michelangelo: sala secreta, com desenhos nunca vistos do artista, será aberta ao público

Veja quanto custa o ingresso que também dá acesso aos túmulos dos Médici

Na cidade de Florença, embaixo das estreitas paredes da Capela dos Médici, desenhos de Michelangelo nunca vistos pelo público serão revelados. Descobertos em 1975, esboços do artista permanecem intocáveis, porém, a câmara onde dizem que o mestre se refugiou durante anos e decorou as paredes, será aberta aos curiosos após 500 anos. As informações são do jornal O Globo

A descoberta ocorreu quando Paolo Dal Poggetto, então diretor da capela estava visitando uma nova rota para os turistas. Durante o passeio, ele desvendou um alçapão oculto sob um armário na Sacristia Nova, onde estão expostos os túmulos criados por Michelangelo para os membros do influente clã Médici. 

Através deste alçapão, uma escadaria conduzia a uma sala imersa em carvão, revelando desenhos feitos a carvão e giz nas paredes, mantidos ocultos por séculos.

A “stanza segreta”, ao longo de décadas, permaneceu restrita a estudiosos, jornalistas, personalidades notáveis e, de maneira furtiva, a figuras como o rei Charles III e Leonardo DiCaprio. Agora, os desenhos estão resguardados por lâmpadas de LED em trilhos de segurança e serão acessíveis ao público em grupos de quatro pessoas, com visitas limitadas a 15 minutos, em prol da sua preservação. 

Os ingressos, com valores a partir de 32 euros, também incluem o acesso aos túmulos dos Médici, e a procura pode resultar em um aumento do número de visitantes no próximo ano.