Limpeza mais eficiente: confira o teste das esponjas

A esponja dupla, ou multiuso, é um item comum na casa dos brasileiros. Para descobrir qual marca oferece o melhor custo-benefício, confira os resultados do teste da PROTESTE!

Muito utilizada nos lares brasileiros, a esponja dupla serve para limpeza de talheres, copos, panelas e outros utensílios de cozinha. O acessório de limpeza contém duas partes, sendo uma mais porosa, adequada para limpezas mais pesadas, e outra macia, para peças delicadas ou pouco sujas. 

Por ser um item tão comum no cotidiano das pessoas, a PROTESTE resolveu testar as opções disponíveis no mercado. Vale destacar que em todas as análises, as amostras de produtos ou serviços são comprados diretamente na rede de varejo, da mesma forma que o consumidor faria. 

“O objetivo é garantir que as amostras sejam as mesmas disponibilizadas ao consumidor comum. Os produtos a serem testados são encaminhados para laboratórios credenciados, que fazem diversas análises e, simulam o uso pelo consumidor. Esses laboratórios também são mantidos em sigilo para evitar eventuais interferências de fabricantes”, explicou Laila Vilela, coordenadora do centro de competências de produtos e serviços da PROTESTE.

No caso das esponjas multiuso, a intenção foi atestar a resistência, retenção de líquidos, desempenho, presença de antibactericidas, entre outros aspectos. Vale destacar que esse produto tem penetração em 86,2% dos lares, de acordo com o estudo Consumidores e Categorias da Kantar (publicado na Revista Super Hiper, da Associação Brasileira de Supermercados). Segundo os dados, os consumidores costumam comprar as esponjas 4,3 vezes ao ano para abastecer a despensa (73,9%). 


Acompanhe como foi feito o teste das esponjas multiuso

As marcas avaliadas foram os principais modelos encontrados no mercado e presentes na pesquisa. Veja os detalhes da análise!

Retenção de líquido 

O intuito foi avaliar o potencial de produção de espuma produzida pela mistura de água e sabão. Para isso, uma amostra seca foi previamente pesada e imersa em uma coluna de água. Após 15 segundos, a amostra foi pesada novamente com a água retida. Vale explicar que, quanto mais líquido a esponja absorver, melhor. Isso significa que ela poderá produzir mais espuma com essa água retida quando o consumidor acrescentar o sabão.

Resistência

Para avaliar a resistência do material, a esponja foi submetida a um esforço para esticá-la até a ruptura. E o mesmo teste foi feito depois de 15 dias, para saber se houve mudanças nas características do material após exposição a um ambiente similar ao encontrado nas casas dos consumidores. Nesse período, não foram identificadas alterações químicas ou mudanças na resistência das amostras.

Desempenho

Para essa avaliação, foi utilizada uma chapa de aço suja (com leite condensado queimado). Também foi usado um equipamento para detectar quanto cada esponja retirou da placa e se foi retirado de forma homogênea, ou seja, não retirou muito de uma parte e deixou outra bastante suja.

Análise microbiológica

Cada amostra foi analisada com o intuito de verificar a presença de microrganismos, coliformes totais e fecais. Nenhuma das esponjas apresentou qualquer um deles e o mais interessante é que mesmo sem informar na embalagem, todos os produtos possuem antibactericida, o que os deixa mais protegidos contra esses tipos de microorganismos. Mas, vale lembrar que mesmo tendo esse agente, a esponja deve ser higienizada pelo menos 1 vez por semana.

Escolha Certa

Nas análises, a PROTESTE também avalia o preço de mercado dos produtos para indicar ao consumidor as melhores opções de compra. Nesse teste, a escolha certa foi o modelo Schwanke Alklin.

Veja as dicas da PROTESTE para conservação das esponjas

  • Use o lado mais poroso da esponja (normalmente verde) para limpar utensílios que estão muito sujos. Ele pode ser utilizado em panelas, talheres e grelhas. Porém, é necessário cuidado ao usá-lo em panelas antiaderentes e em outros materiais que podem riscar, como uma taça de vidro. 
  • O lado mais macio (normalmente amarelo) serve para copos e taças de vidro, panelas antiaderentes, recipientes plásticos ou outros utensílios com menos sujeira.
  • Depois de usar a esponja, é importante higienizá-la. Para isso, o ideal é envolve-la em papel-toalha (após a lavagem com detergente de cozinha), ainda levemente molhada, e levar ao micro-ondas por 1 a 2 minutos. Caso o consumidor não tenha micro-ondas, as esponjas devem ficar submersas em água fervente por 3 minutos. Esse processo deve ser feito uma vez por semana.
  • Após o uso, a esponja deve ser guardada limpa e torcida em um lugar arejado e seco. Ambientes úmidos são ótimos para proliferação de bactérias.
Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt