Imposto de Renda 2023: quando será aberta consulta ao lote residual?
Veja a lista de pessoas contempladas nesta última rodada de pagamentos
Nesta terça-feira (24), a Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. O lote irá beneficiar 354.509 contribuintes com um montante total de R$ 643,3 milhões. As informações são do portal UOL.
Os contribuintes podem verificar a disponibilidade de sua restituição acessando a página da Receita (www.gov.br/receitafederal), no menu “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
Marcado para 31 de outubro, o pagamento irá cair na conta bancária indicada na declaração, acrescido de juros com base na Selic. Caso o crédito não seja efetuado, os contribuintes podem reagendar por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento BB.
Os contemplados abrangem idosos com mais de 80 anos (6.106 beneficiados), idosos entre 60 e 79 anos (54.438), contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave (6.491), aqueles cuja principal fonte de renda seja o magistério (16.874), aqueles que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix (119.040), e contribuintes não prioritários (151.560).
Uma consulta abrangente de sua situação declaratória, verificando pendências no extrato de processamento acessível no e-CAC, já pode ser realizada. Caso se deparem com pendências, eles têm a opção de retificar a declaração para correção de informações incorretas.
A Receita Federal divulgou em setembro que 1,3 milhão de contribuintes entraram na malha fina, correspondendo a 3,1% das declarações recebidas entre março e setembro, totalizando 43,5 milhões de declarações referentes ao IRPF 2023, com base no ano de 2022.