Imposto de Renda: PROTESTE dá dicas para hora de fazer a declaração

Imposto de Renda: PROTESTE dá dicas para hora de fazer a declaração

Especialista faz alerta para consumidores ficarem atentos ao prazo; Receita ainda não anunciou se data da entrega vai mudar

Desde o dia 1º a Receita Federal começou a receber a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para fazer a declaração no computador está disponível no site da Receita Federal. O prazo termina no dia 31 de maio.

A especialista PROTESTE, Bianca Caetano, faz um alerta para o consumidor ficar bem atento à data do prazo este ano, diferente do que ocorreu em 2020. No ano passado, a epidemia da covid-19 fez com que a Receita estendesse até 30 de junho.

“Esse ano não teve prorrogação como no ano passado. A princípio mantém o prazo limite até 30 de abril”, disse a advogada.

Como nos anos anteriores, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos em: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Auxílio Emergencial

Entre as principais novidades desde ano na declaração, segundo a Agência Brasil, está a obrigatoriedade de declarar o Auxílio Emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

O prazo para empresas, os bancos, demais instituições financeiras, além dos planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos venceu dia 26 de fevereiro.

Dicas que facilitam a declaração

A especialista PROTESTE lembra de dicas simples, mas que facilitam o trabalho de declarar os impostos:

  • Separe os documentos a serem declarados (gastos e ganhos) o quanto antes. São eles: informe de rendimentos, compra ou venda de bens móveis ou imóveis, gastos com educação, médicos ou plano de saúde do declarante ou dependente;
  • Analise/simule a forma de declaração mais vantajosa (completa ou simplificada) já que é possível consultar o valor a ser pago ou restituído antes de enviar a declaração;
  • Salve a copia completa da declaração e o recibo de entrega;
  • Caso veja que vai ser atrasar, faça a entrega dentro do prazo e depois retifique as informações necessárias.
Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt