Halloween: exposição em São Paulo sobre ‘Terror no Cinema’ começa hoje
Os visitantes terão a oportunidade de se envolver em uma experiência imersiva
O Museu da Imagem e do Som (MIS), uma instituição cultural vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está anunciando sua mais recente e aguardada megaexposição, intitulada “Terror no Cinema”.
Com curadoria a cargo de André Sturm, diretor-geral do MIS, esta exposição chega justamente a tempo para celebrar o Halloween, enriquecendo ainda mais o renomado acervo da instituição que já apresentou exposições memoráveis, como “Stanley Kubrick” (2014), “Castelo-Rá-Tim-Bum – A Exposição” (2015), “O Mundo de Tim Burton” (2016) e muitas outras mostras marcantes. As informações são do portal Cultura, do UOL.
Sendo destinada exclusivamente a maiores de 18 anos, ela estará disponível para visitação do público a partir desta terça-feira, 31 de outubro, até fevereiro do próximo ano. Os visitantes terão a oportunidade de se envolver em uma experiência imersiva, revisitando momentos icônicos da história do gênero de terror.
A exposição oferecerá a oportunidade única de explorar o universo de filmes clássicos, como “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), “Nosferatu” (1922), “Psicose” (1960), “O Exorcista” (1973), “Tubarão” (1975), “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979), “O Iluminado” (1980), “Sexta-Feira 13” (1980), “O Silêncio dos Inocentes” (1991), “A Bruxa de Blair” (1999) e muitos outros clássicos do gênero.
Separada em setores, a exposição irá, cuidadosamente, explorar os diversos subgêneros do terror, abrangendo elementos como slashers, found footage, zumbis e o sobrenatural. Ela imergirá os visitantes na atmosfera arrepiante desses filmes, proporcionando uma experiência sensorial que estimulará os sentidos auditivos, visuais e olfativos, ao mesmo tempo em que oferecerá informações enriquecedoras.
A exposição também se beneficia da colaboração de diversos acervos parceiros do MIS, incluindo a prestigiosa Biblioteca Margaret Herrick, responsável pela preservação da coleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar. Os itens em exibição incluem fotografias, pôsteres, documentos, materiais promocionais de filmes, figurinos e adereços que desempenharam papéis significativos nas filmagens.
Aqueles que desejam visitar o MIS encontrarão a instituição na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. Os ingressos variam em termos de horários e valores, com datas específicas para visitação. É importante observar que doadores de um livro de ficção em língua portuguesa e em bom estado poderão usufruir de descontos na meia-entrada em determinadas datas.