Governo lança “Fies Social”: veja como vai funcionar e data de inscrição
Pelo menos 50% das vagas em cada processo seletivo serão reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo
O governo federal lançou o “Fies Social” para conceder condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, cadastrados no CadÚnico. Com este programa, esses alunos podem obter 100% de financiamento para custear os encargos educacionais em instituições de ensino superior privadas.
Pelo menos 50% das vagas em cada processo seletivo serão reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico, de acordo com a resolução do Comitê Gestor do Fies publicada no Diário Oficial da União.
Como funciona o Fies Social:
- Inscrição: Os estudantes interessados devem se inscrever no processo seletivo do Fies.
- Critérios de seleção: Serão considerados a renda familiar per capita, a inscrição no CadÚnico e a classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- Início do programa: A reserva de vagas para o Fies Social começa no segundo semestre de 2024.
Além disso, haverá reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, proporcionalmente à população da Unidade da Federação onde está localizada a instituição de ensino, conforme o último censo do IBGE.
A implementação da reserva de vagas para esses grupos, incluindo os de baixa renda, iniciará no processo seletivo do segundo semestre de 2024. O Ministério da Educação poderá definir critérios para a aplicação das medidas do Fies, além de priorizar o financiamento para cursos com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo órgão. As informações são do UOL.