Celular Seguro: Governo lança app para proteger dispositivos em caso de roubo
O aplicativo já está disponível para download; saiba mais
O governo lançou o aplicativo “Celular Seguro” nesta terça-feira, dia 19, que já está disponível para download nas plataformas Google Play e App Store, embora ainda não esteja em operação. O aplicativo permite aos usuários bloquear um telefone furtado ao realizar o cadastro e registrar a ocorrência de roubo.
Além disso, é possível cadastrar uma pessoa de confiança para agir de forma autônoma na proteção do aparelho, visando a rapidez no bloqueio e a prevenção do acesso indevido dos dados pessoais.
Para utilizar o “Celular Seguro”, os usuários devem:
- Instalar o aplicativo;
- Fazer login com a conta gov.br;
- Concordar com os termos de privacidade;
- Na página inicial, podem indicar uma pessoa de confiança, registrar um número de telefone ou relatar uma ocorrência. O cadastro da pessoa de confiança envolve informações como nome, CPF, telefone e e-mail.
No processo de registro de telefone, o usuário pode cadastrar vários dispositivos, mas todos devem estar associados ao CPF do usuário. Para relatar uma ocorrência de roubo, o usuário fornece detalhes como data, tipo de situação, hora, estado e cidade, gerando um protocolo para acompanhamento junto às instituições cadastradas, como bancos e empresas de telefonia.
De acordo com o G1, o aplicativo visa agilizar o bloqueio de celulares roubados, impedindo o acesso não autorizado e protegendo a privacidade dos usuários.