Gasolina de qualidade: atenção na hora de abastecer

Gasolina de qualidade: atenção na hora de abastecer

Postos Carrefour renovam o selo Testado e Aprovado da PROTESTE

Na hora de escolher um produto ou serviço nada melhor que saber o que está levando para casa e evitar ciladas. E quando o assunto é combustível, o cuidado é fundamental. Quando a substância é adulterada pode causar desde a perda de potência do motor, até a contaminação do óleo e a carbonização, ou seja, inconvenientes na rotina e, até, prejuizos no bolso.

Em 2021, até outubro, só o estado de São Paulo aumentou em 12% as denúncias de adulteração, de acordo com o Instituto de Pesos e Medidas da região (Ipem-SP). Outro levantamento, esse no Rio de Janeiro e realizado pelo Procon, mostrou que entre 143 postos fiscalizados, em dezembro do ano passado, 65% foram autuados.

Então, um selo Testado e Aprovado da PROTESTE faz toda a diferença, aumentando a confiança na hora da decisão de compra. E Investindo na transparência das relações de consumo, os postos Carrefour e Atacadão renovam a chancela do selo em suas 77 unidades espalhadas pelo Brasil.

Os selos surgiram como consequência natural do propósito da associação – o de contribuir para a promoção da confiança no momento da aquisição de um produto ou serviço. Os testes permanecem com os mesmos padrões da PROTESTE – avaliações técnicas confiáveis feitas em laboratório com competência reconhecida.

A diferença é que o consumidor poderá encontrar esses resultados nos pontos de venda. A referência Testado e Aprovado mostra que o produto passou por todos os testes de qualidade e o selo mostra a sua conformidade com as legislações vigentes e, ainda, metodologias desenvolvidas pela associação consumerista.

Mas o que é um combustível de qualidade?

Os parâmetros de qualidade do combustível no país, que inclui também a quantidade, são definidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e pelo regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A metodologia utilizada pela PROTESTE tem como base esses padrões.

No país, em agosto de 2020, a gasolina ganhou novos critérios de qualidade semelhantes aos europeus e norte-americanos, garantindo uma maior eficiência energética, mais autonomia aos veículos, menor índice de emissões e redução da probabilidade de adulterações.

Está prevista, ainda, uma segunda fase da mudança, que entrará em vigor, agora, em 2022. Na primeira etapa, já implementada, o valor mínimo de octanagem da gasolina é de 92. Este ano, ele sobe para 93. Na gasolina premium esse valor já é de 97.

A octanagem é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição.

Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.

Com isso, o consumidor ganhou, também, a perspectiva de um combustível que dure um pouco mais no tanque. De acordo com a Petrobras, a redução de consumo ficou entre 4% e 6%.

O que o nosso teste confirma?

Na avaliação dos combustíveis Carrefour, a PROTESTE selecionou de forma aleatória diversos postos da rede.

“A nossa metodologia seguiu o modelo de ‘cliente oculto’, ou seja, sem identificação. Usamos um carro adaptado, compramos o produto e analisamos, de forma detalhada, a qualidade e quantidade do que os postos Carrefour e Atacadão oferecem ao consumidor final’, explica o especialista da PROTESTE Dino Lameira.

No teste foram avaliados os aspectos de qualidade e quantidade dos combustíveis, parâmetros como volume, aspectos visuais (cor, aparência), massa específica e teor alcoólico. Sobre o volume, foi avaliado se a quantidade comprada era a mesma mostrada na bomba.

Já as características dos combustíveis foram verificadas de acordo com as normas.

“Na gasolina, entre todos os padrões testados, o teor alcoólico é decisivo. Caso o valor permitido, que deve ser entre 26% a 28% não fosse atendido, seria necessário checar a presença de aditivos e solventes não previstos pela ANP para estarem presentes nos combustíveis. Quanto ao diesel, o volume, massa espefíca e presença de água foram verificados e, no caso do Etanol, além do volume, a massa específica, teor alcoólico e metanol máximo. Tudo estava de acordo nos combustíveis coletados”, conclui Dino.

Sobre a qualidade da oferta

Além do selo Testado e Aprovado, os postos Carrefour e Atacadão dão oportunidade ao consumidor de comprovar a qualidade do produto direto da bomba, na hora de abastecer.

Em poucos minutos, é possível verificar a coloração do combustivel que deverá estar límpida e transparente, e comprovar o teor alcoólico que precisa estar entre 26% e 28% conforme o artigo 3º, da Resolução n º 9 da ANP. A empresa afirma que são realizados mais de 30 mil testes por mês.

Nas pesquisas realizadas com os consumidores, foi constatado que a confiança dos mesmos em relação a quantidade e qualidade dos combustíveis, estão no nível de excelência.

Agora, se você tem dúvidas sobre a qualidade do combústivel, seguem algumas dicas para observar no desenvolvimento do seu carro e verificar a confiabilidade de seu fornecedor.

  • Desempenho abaixo do normal: está precisando acelerar mais do que de costume para passar pelos mesmos lugares? Alguma coisa está prejudicando o desempenho do motor. Fique atento se essa diferença é notada logo depois de abastecer.
  • Aumento de consumo de combustível: um dos principais sintomas do problema, é se o computador de bordo ou o ponteiro do tanque de combustível no painel acusa um consumo maior que o habitual.
  • Luz de alerta do motor acesa: a maioria dos carros têm uma luz no formato de um motor, no painel. Ela serve para sinalizar que há algo de errado com a injeção eletrônica, sistema que faz o controle da mistura entre ar e o combustível. Se ela acender, é bom ficar alerta.
  • O carro começa a “morrer”, “engasgar” e parece que vai desligar a qualquer momento: essas falhas costumam acontecer, principalmente, nas marchas mais baixas.
  • O óleo que sai do cárter está diferente: é possível que a alteração ocorra por conta de restos do combustível adulterado. Esse é um grande problema, porque significa que os solventes misturados à gasolina escorreram até o óleo do motor, e, em casos mais graves, isso pode até fundi-lo.

Conheça mais sobre os selos PROTESTE, saiba como são as avaliações e confira as empresas que colaboram na relações transparentes de consumo.

Não deixe de acompanhar as notícias sobre tecnologia e saúde da PROTESTE. Visite os blogs ConectaJá e MinhaSaúde para acompanhar as novidades e ler sobre outros assuntos.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt